Tiro de Guerra foi inaugurado em Vargem

 

Em uma cerimônia realizada na manhã do sábado, dia 19, o Tiro de Guerra 02-092, de Vargem Grande do Sul, foi inaugurado com a presença de autoridades municipais e do Exército Brasileiro. A unidade se localiza onde era a antiga Escola de Soldados, ao lado do Recinto de Exposições Christiano Dutra do Nascimento.
Durante a cerimônia, foram homenageadas algumas personalidades vargengrandenses e da região, que contribuíram para a história do município. A sala de instrução leva o nome do senhor José Longuini, que foi convocado para o exército em 19 de outubro de 1942, logo após o Brasil ter declarado guerra a Alemanha Nazista e a Itália Fascista, em agosto do mesmo ano, sendo licenciado em 16 de outubro de 1944. Alistou-se também no 4º Batalhão de Caçadores na Capital, sendo transferido para a base de Santos/São Vicente, onde passou a maior parte dos dois anos que esteve no Exército. Por duas vezes foi pré-convocado para missões na Itália. Sua esposa, a senhora Theresinha de Jesus Sartori Longuini recebeu a placa de homenagem e um buquê de flores das mãos da primeira dama Myses e do prefeito Celso Itaroti (PTB).
O refeitório da unidade recebeu o nome do senhor Raphael Othero Russo, que deixou sua marca na história da 2ª Guerra Mundial, ao integrar as Forças Expedicionárias Brasileiras que tomaram o Monte Castelo, na Itália, há 71 anos, marcando um importante fato na história do país e de Vargem Grande do Sul. Para receber a homenagem, sua filha, Neide Othero, esteve presente.
Já o Pátio de Formatura passou a denominar-se com o nome do jovem André Textor. Seus dias como criança eram imersos de diversão na pequena oficina de aviões, onde brincava de construir as máquinas que, mais tarde, o trariam tantas conquistas. Em 2013 conquistou o titulo na categoria Avançada no Campeonato Anual realizado pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA), sendo também bicampeão no ano seguinte. Hoje, André Textor continua inspirando gerações e gerações dentro e fora da aviação. Emocionada, a mãe de André, Adriana Textor, recebeu a homenagem.
Também foram homenageados o general Adhemar da Costa Machado Filho e dona Guiomar Milan Sartori Oricchio, que muito se dedicaram para a chegada do Tiro de Guerra em Vargem.
“A implantação do Tiro de Guerra é uma conquista importante para Vargem Grande do Sul, pois ajudará no resgate do patriotismo, além do civismo em nossa comunidade. Além de dar uma importante formação aos jovens, o TG terá uma forte atuação junto à comunidade, participando de ações sociais, como campanhas de arrecadação de agasalhos, doações de sangue, entre muitas outras atividades voltadas para o bem estar da população”, declarou o prefeito Celso Itaroti.

Presenças
Estiveram presentes o prefeito Celso Itaroti, o subtenente Maurício Manoel da Silva; sargento José Messias Fernandes Marques; ST Paulo César Ferreira Nascimento; 1º sargento José Mendonça Guilherme; coronel PM R1 Aristides Trevisan; 1º tenente Ronaldo José Serafim; major Stefano Maranhão Fagundes; major PM Renato Nery Machado e 3º sargento PM Richard dos Santos Prado.

 

 

Faça seu comentário

Utilize o formulário abaixo para realizar o seu comentário



Ainda não sou cadastrado