A escola Dom Pedro II promove todos os anos, junto ao dia da matrícula dos alunos, uma campanha de doação de sangue. A iniciativa é feita em parceria com o Hemocentro da Unicamp e tem como objetivo, aumentar o banco de sangue que é responsável pela distribuição de bolsas para a região, inclusive para o Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul. A doação ocorrerá na parte da manhã das 9h às 12h, no sábado, dia 11.
Com este projeto, a diretoria da escola visa promover a cidadania, pois perceberam que os dias de matrícula sempre eram repletos de possíveis doadores. Assim, contataram o Hemocentro e agora todos os anos a escola tenta conciliar as datas de matrícula com os dias disponíveis para a coleta. Portanto, a escola estará aberta para receber qualquer voluntário que queira participar da campanha de doação de sangue, independente se for realizar a matrícula ou não.
De acordo com o professor de História e membro da diretoria da escola, João Batista, são arrecadados uma média de 40 bolsas de sangue todos os anos. João afirmou, ainda, que poderiam ser obtidas mais bolsas, porém, o Hemocentro é extremamente rígido com o sangue que será coletado, além de não haver uma maior conscientização a respeito do assunto.
Os alunos do curso técnico de enfermagem, também ajudam no dia da doação de sangue, ficando responsáveis pela aferição da pressão e exames para a identificação da diabetes.
Requisitos para a doação:
-Estar em boas condições de saúde;
-ter entre 18 e 65 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos;
-pesar no mínimo 50kg;
-estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24 horas);
-estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas últimas quatro horas que antecedem a doação);
-não ser usuário de drogas;
-não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
-Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
-aumentar a ingestão de líquido;
-não fumar por cerca de duas horas;
-evitar bebidas alcoólicas por 12 horas;
Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas;
Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.
Fotos: Arquivo Gazeta