Lançada no dia 10 de novembro, a campanha Papai Noel dos Correios tem como objetivo principal responder as cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano, as crianças podem enviar seus pedidos até o dia 8 de dezembro e quem quiser adotar, pode retirar uma cartinha e entregar o presente até o dia 15 de dezembro.
De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios do interior de São Paulo, podem participar crianças com até 10 anos de idade. As cartinhas devem ser manuscritas e apenas uma cartinha por criança é selecionada. Além das crianças da sociedade que escrevem suas cartinhas ao Papai Noel, também participam da campanha as crianças que estudam em escolas públicas que estão até o 5º ano do ensino fundamental, de instituições parceiras como abrigos, creches, orfanatos e núcleos socioeducativos.
É importante que as cartinhas tenham o endereço correto da criança, para não correr o risco dela não ser selecionada e não ser localizado o endereço ou a criança que escreveu a carta para o Papai Noel, quando os funcionários dos Correios forem fazer a entrega dos presentes.
Segundo a assessoria dos Correios os pedidos são preferencialmente de brinquedos, material escolar, roupas. Outros itens solicitados poderão ser avaliados. Os pedidos de alimentos ou cestas básicas são desclassificados. Além disso, é selecionada apenas uma carta por criança.
Como adotar
A pessoa que deseja adotar uma ou mais cartinhas, ou seja ser um padrinho, deve ir até a agência dos Correios que fica na rua Major Correa, 593, no Centro de Vargem, ler as cartinhas disponíveis para adoção e adotar a cartinha que mais lhe agradar. Não existe limite para a quantidade de cartinhas que cada pessoa pode adotar. Em seguida, o padrinho deve levar o presente até a agência onde adotou a cartinha até o dia 15 de dezembro, e os Correios fazem a entrega para a criança.
No ano de 2016, em Vargem, foram recebidas 55 cartinhas destinadas ao Papai Noel, das quais 53 foram adotadas.