Começa o mês de setembro e matéria publicada fala dos Ipês que colorem as ruas de Vargem.
No entanto, a manchete da primeira página diz que promotoria propõe ação para investigar patrimônio de Itaroti e cobra um novo destino para o Clube Vargengrandense.
No esporte, destaque para os judocas da cidade, que fizeram bonito no Campeonato Paulista. Na cultura, matéria trata da peça dos alunos do Benjamin Bastos que é premiada em festival de teatro.
Setembro também foi um mês que provocou uma profunda comoção na cidade com a morte do locutor e motociclista Neto Mazzarini, homem de múltiplas habilidades e ações, cuja morte foi sentida por toda a comunidade vargengrandense.
A edição de aniversário da cidade circulou no dia 23 de setembro em comemoração aos 143 anos de emancipação do município. Várias matérias foram elaboradas e uma delas do envelhecimento da população vargengrandense com o título “Vargem está ficando mais velha”. Outra matéria traz a importância do setor de serviços sobre a economia da cidade.
Foi aberta a exposição “O Cangaceiro: de Vargem para o mundo” no dia 6 de setembro na Casa da Cultura. Ela fala sobre a história de O Cangaceiro, filme de 1953 que foi dirigido por Victor Lima Barreto e gravado em Vargem Grande do Sul.
Mostrando presença política importante no cenário regional, no dia 22 de setembro a cidade concedeu o título de cidadania ao governador Geraldo Alckmin, ao deputado federal Sílvio Torres do PSDB e ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sidney Beraldo. Manchete da edição do dia 23 de setembro.
O mês fecha com destaque para a Festa da Batata que teve bons shows e solidariedade. A Associação Setembro recentemente criada para ajudar entidades da cidade, aproveitou a ocasião da festa para fazer uma campanha em prol do Hospital de Caridade.