Vargem Grande do Sul se prepara para participar das Eleições 2018, que serão realizadas no próximo dia 7 de outubro, quando serão eleitos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e o próximo presidente da República. Neste dia 26 de setembro, quando se comemora o aniversário de 144 anos de fundação do município, a Gazeta de Vargem Grande elaborou uma reportagem especial sobre os presidentes que já passaram pelo município.
Nesta eleição, disputam o Palácio do Planalto os candidatos Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (Psol), além de José Maria Eymael (Democracia Cristã), Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).
Dos atuais candidatos, apenas Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, já visitou Vargem Grande do Sul. Inclusive, recebeu no ano passado, o título de Cidadão Vargengrandense, em solenidade realizada na SBB.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vargem possui 31.223 eleitores inscritos no município, sendo 16.179 mulheres e 15.025 homens. São 606 eleitores com menos de 18 anos, sendo 54 com 16 anos e oito eleitores que passaram dos 100 anos.
Pesquisa
Conforme os dados da pesquisa realizada pelo instituto Datafolha divulgados na última quinta-feira, dia 20, Jair Bolsonaro segue na liderança das intenções de voto.
A pesquisa ouviu 8.601 eleitores em 323 municípios. O levantamento foi realizado nos dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança apontado pelo Datafolha é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-06919/2018.
O levantamento aponta Bolsonaro (PSL) com 28%, seguido por Fernando Haddad (PT) com 16%, Ciro Gomes (PDT), com 13%. Na sequência, aparece Geraldo Alckmin (PSDB) com 9% e Marina Silva (Rede) com 7%. O candidato Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) surgem com 3%. Henrique Meirelles (MDB), com 2%.
Vera Lúcia (PSTU) e Boulos (Psol) correspondem a 1% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) tiveram 0%. Votos em branco ou nulo somam 12% e leitores que não souberam responder, 5%, conforme o Datafolha.