De acordo com o registrado por Mario Poggio Júnior, estudioso da história de Vargem Grande do Sul, um dos primeiros políticos a ocupar o cargo de presidente que passou pela cidade foi Ranieri Mazzilli. Em 1961 ele era presidente da Câmara dos Deputados quando ocupou a presidência por alguns dias.
Poucos moradores de Vargem devem se lembrar do fato ocorrido há 57 anos. Talvez, os pouco mais de 3 mil eleitores com mais de 70 anos se recordem desse fato. Paschoal Ranieri Mazzilli era natural de Caconde e foi deputado federal por São Paulo.
Advogado e jornalista, ele era presidente da Câmara dos Deputados quando o então presidente, Jânio Quadros renunciou ao cargo no dia 25 de agosto de 1961. Como o então vice-presidente, João Goulart, estava em missão oficial na China, coube a Ranieri Mazzilli ocupar a presidência entre os dias 25 de agosto a 7 de setembro de 1961, com a volta de Jango e sua posse. Assim, ele configura como 23º presidente do Brasil.
Ranieri Mazzilli voltou a ocupar o cargo em outra situação crítica. Foi em 2 de abril de 1964, com o golpe militar e a cassação do mandato de João Goulart. O deputado ainda presidia a Câmara quando o então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, o empossou como o 25º presidente do Brasil. Ranieri Mazzilli permaneceu no cargo até 15 de abril de 1964. Ele entregou a presidência para o marechal Castelo Branco. Ranieri Mazzilli faleceu em São Paulo no dia 21 de abril de 1975, aos 64 anos.
Conforme o texto de Mario Poggio Jr. publicado na Gazeta em 2006, Ranieri Mazzilli esteve em Vargem em uma de suas campanhas para deputado federal. Apesar de não especificar a data, a matéria aponta que o político foi recebido em um jantar na SBB, com várias autoridades municipais.