A Professora Niza Carril Cagnhonni lançou a semente que culminou no estudo “Passeio Pela Pérola da Mantiqueira”.
Há mais de 20 anos cultivamos o seleto passatempo de pesquisa de genealogia, da história de nossa terra e de cidadãos que colaboraram com o engrandecimento de nossa cidade e região.
A pesquisa nos dá a honra de colaborar com a Gazeta de Vargem Grande desde 1999, além da possibilidade de transmitir um pouco do que sabemos quando consultados ou por meio de nossos estudos.
Todos artigos e trabalhos são marcantes, mas consideramos que o “Passeio Pela Pérola da Mantiqueira” é a “espinha dorsal”, pois trata da evolução histórica de nossa terra.
Mas, nunca se pode esquecer do primeiro contato com a história, pois se a “semente” é boa, o fruto será excelente.
Nosso primeiro contato com a história de Vargem Grande do Sul foi em 1965, no Terceiro ano primário do, então, Grupo Escolar Benjamin Bastos, quando a Professora Niza Carril Cagnhonni ministrou aula sobre a fundação da terra e nomes que teve:
- Bairro da Porteira; •Sant’Anna do Rio Verde; •Vargem Grande; e •Vargem Grande do Sul
O momento foi tão marcante, que passados mais de cinquenta anos ainda nos recordamos do fato.
O interesse despertado naquela aula nos levou muitos anos depois a adotar o “hobby” da pesquisa histórica, que culminou no citado estudo.
Posto isto, podemos afirmar que a “semente” lançada pela Professor Niza Carril Cagnhonni gerou grandes frutos, entre os quais o “PASSEIO PELA PÉROLA DA MANTIQUEIRA”.