Em homenagem ao Dia da Bandeira, o Tiro de Guerra de Vargem Grande do Sul promoveu a Formatura da Bandeira na última segunda-feira, dia 19.
O evento foi realizado na escola Benjamin Bastos e a solenidade é destinada a comemorar o dia da Bandeira da República Federativa do Brasil. Na cerimônia, é feita a incineração simbólica de bandeiras nacionais inservíveis de acordo com a Legislação em vigor.
Tradicionalmente, as cerimônias militares referentes do Dia da Bandeira são realizadas ao meio-dia, repetindo assim, a primeira solenidade em homenagem ao Pavilhão Nacional, que foi feita às 12h do dia 19 de novembro de 1908, na Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do país.
Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), o 1º Sargento Alexandre Soares Mariano, chefe do Tiro de Guerra 02-092, o vereador Laércio Inácio Anacleto (PPS) e as diretoras das escolas Gilberto Giraldi e Benjamin Bastos.
Durante o evento, em reconhecimento à parceria formada entre o Tiro de Guerra e a escola Gilberto Giraldi, que ao longo do ano promoveu a Campanha de Conscientização Ambiental, limpando voluntariamente e a título educacional alguns pontos da cidade, foi concedido pelo chefe da instrução o certificado de suas importantes atuações à escola.
Em seguida, foi apresentado o resultado final do concurso de redação promovido pelo Tiro de Guerra sobre esta data comemorativa. O concurso foi realizado entre estudantes voluntários da rede pública de ensino fundamental e teve como tema “A Bandeira do Brasil”, sendo os alunos avaliados nos critérios capacidade de expressão escrita, pontuação, atendimento ao tema proposto e criatividade.
Entre as alunas que participaram do concurso, em 2º lugar ficou Gabrielli Mori, da escola Gilberto Giraldi e em 1º, sagrando-se campeã na categoria feminina, Larissa da Silva Pereira, da escola Benjamin Bastos. Ambas foram premiadas por suas redações. Dando sequência à apresentação foi anunciado o resultado final na categoria masculina, ficando em 2º lugar o aluno Gustavo Henrique Bueno, da escola Benjamin Bastos e na 1ª colocação, Gabriel Gazolla de Oliveira, da escola Gilberto Giraldi.
Por meio de um sorteio entre os dois alunos vencedores foram definidos que a aluna Larissa fizesse a leitura de sua redação na cerimônia e Gabriel ficou a cargo do hasteamento do Pavilhão Nacional. Foi realizada a entrega de Bandeiras Nacionais a estabelecimentos de ensino público com sede na cidade, sendo agraciadas as escolas Benjamin Bastos e Gilberto Giraldi.
Foi cantado o hino à Bandeira da República Federativa do Brasil e simultaneamente foi realizada a incineração simbólica das bandeiras inservíveis. E em seguida, o prefeito Amarildo e o vereador Laércio fizeram o uso da palavra.
Encerrando o evento, o 1º Sargento Alexandre Soares Mariano fez a leitura da Ordem do Dia relativo ao Dia da Bandeira do Brasil e foi realizado o desfile da tropa em continência à Bandeira da República Federativa do Brasil ao som do dobrado Barão do Rio Branco.