Márcia Iared
Todos sabemos que, apesar da crise, há um setor que nunca padeceu com ela, que é a indústria de festas casamenteiras, que atinge hoje os mais altos índices de sofisticação.
Foi num destes momentos especiais que experimentei o arroz na casa da minha querida madrinha, Zeza Bergonzoni, de São José do Rio Pardo.
Foi amor à primeira vista. O arroz tornou-se então o prato infalível do Natal das últimas três décadas, fossem quais fossem os demais pratos deste dia tão especial.
A bênção, madrinha.
Arroz especial de Natal
Ingredientes: 3 copos de arroz de boa marca, 2 cebolas picadas, 6 copos de água. 700 gramas de patinho moído, 300 de passas escuras sem caroço, 2 colheres de manteiga, 400 gramas de nozes picadas, 200 gramas de amêndoas torradas. Sal a gosto.
Preparo: Refogar a cebola e o alho na manteiga como de costume. Colocar sal, cozinhar e reservar.
Refogar na manteiga com cebola a carne. Temperar com sal a gosto ate que cozinhe. Juntar à carne as uvas passas, refogar por mais dez minutos e reservar. Torrar as nozes rapidamente numa frigideira com manteiga, juntar à carne e mexer rapidamente fora do fogo. Revolver o arroz com este refogado e colocar numa travessa para ir à mesa. Cobrir com as amêndoas sem cascas e torradas. Feliz Natal!