A Gazeta de Vargem Grande procurou a prefeitura para verificar quais as ações que são desenvolvidas na cidade para a obtenção do certificado Município Verde Azul. De acordo com o Executivo, apesar do esforço realizado, participações de reuniões, seminários e ações entre departamentos, o município ainda não conseguiu a pontuação necessária para a certificação.
De acordo com a prefeitura, no ano de 2018 foram desenvolvidas ações ambientais relacionadas aos resíduos sólidos “proporcionando uma mudança radical nas dependências do aterro sanitário”, conforme enfatizou. Nesse sentido, a prefeitura informou que foi investido na abertura de duas novas trincheiras, seguindo criteriosamente o projeto autorizado pelo órgão ambiental, que teve reconhecimento pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que antes recebeu apontamento com nota C, e passou a receber nota A.
Outra iniciativa foi a formalização da cooperativa dos coletores de materiais recicláveis, que atualmente fornece para a população a coleta de recicláveis, gerando renda aos associados e desenvolvendo o trabalho social, resultando ambientalmente, no aumento da durabilidade das trincheiras do aterro sanitário.
Também foi desenvolvido ações em parceria com os membros do Tiro de Guerra 02-092 de Vargem Grande do Sul, as etapas do projeto “Vargem contra o Lixo” que retiraram das praças e vias públicas grande quantidade de lixo e materiais não orgânicos.
A prefeitura apontou ainda investimentos na área de saneamento, proporcionando melhorias no sistema de coleta e tratamento de esgoto e ressaltou que o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente tem como objetivo avanços gradativos para uma melhor pontuação no ranking do Programa Município Verde Azul.