Fonte: Uol Carros
A General Motors do Brasil revelou, pela primeira vez de forma oficial, informações concretas sobre a nova geração de Onix e Prisma, inclusive mostrando um dos novos modelos, ainda que sob disfarce, em seu campo de provas em Indaiatuba. Falou pouco, porém. Mas Uol Carros conseguiu apurar que a nova geração vai mesmo se valer de motores turbo de três cilindros e que o nome Onix vai prevalecer tanto para o hatch, quanto para o sedã, que até então é chamado de Prisma.
Depois, na China, onde a nova geração do Onix já estreou, Brasil começará a fabricar os modelos em setembro, com o sedã sendo o primeiro na linha de produção. O novo Onix Hatchback vem depois, em outubro.
Silhueta ampliada e turbo Sob disfarce ainda um tanto pesado, esse novo sedã foi mostrado ao lado do atual Prisma e também do atual Cobalt. Silhueta claramente foi ampliada, posicionando o novo modelo muito próximo do Cobalt, talvez com diferença de 1 ou 2 centímetros. Apesar dos disfarces, é possível constatar que o carro brasileiro terá características e estilo muito semelhantes, mesmo, às do modelo chinês.
Na lateral, repetidores de seta nos para-lamas, ainda cobertos por “máscaras” extras. Grade será tão recortada e amplificada quanto a chinesa e também é possível intuir a iluminação reforçada por LEDs, que devem ser usadas nas configurações mais caras dos modelos. Nova família de motores pequenos, leves e eficientes: três cilindros com uso de turbo em algumas aplicações; quatro cilindros em outras; diferentes capacidades, de 1 litro, 1,2 litro, 1,4 litro e 1,5 litro.
Já a nova geração do Onix, desenvolvida na China, com participação da GM América do Sul (e que já vem sendo esmiuçada por UOL Carros há quase três anos), está sendo feita na medida para dar lucratividade ao máximo. Com nova plataforma modular (a GEM), as vendas de Onix, Onix Sedan e dos demais lançamentos serão responsáveis por 20 (um quinto) das vendas globais da GM até 2022.