A Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (Cooperbatata) e a empresa multinacional UPL organizaram o concurso “Meu Pé de Batata”, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer e competitividade entre seus cooperados. Pela Cooperbatata, o organizador responsável foi o engenheiro agrônomo Fábio de Oliveira e pela UPL, o responsável foi o engenheiro agrônomo Leonardo Mesquita.
Esta foi a quinta edição do concurso, que neste ano reuniu o maior número de participantes, 51 ao todo. Cada cooperado recebeu um vaso e uma semente de batata. Foi estipulado uma data limite para que todos pudessem plantar seus vasos. Após 90 dias, foi realizada a conferência e a pesagem dos vasos e os três primeiros foram premiados. Neste ano, a novidade foi a premiação do melhor vaso das mulheres.
Participam do concurso bataticultores, funcionários da Cooperbatata e esposas dos bataticultores. Os vasos que apresentaram a melhor produção foram premiados. O primeiro lugar foi contemplado com uma TV 43 polegadas, o segundo com uma TV 32 polegadas e o terceiro com uma caixa de som interativa. A mulher que apresentou o melhor vaso ganhou uma TV 32 polegadas.
Os cooperados que mais conseguiram produzir seus vasos e ganharam o concurso foram Rinaldo Casaldi em primeiro lugar, seguido por Vanderley Valverde e na terceira colocação ficou Gustavo Barbosa. Entre as mulheres, a vencedora foi Mercedes Rui.
Logo após a apuração, foi oferecido aos participantes um delicioso jantar no salão de festas da Igreja São Joaquim. Segundo os organizadores, o concurso foi muito disputado e elogiado pelos cooperados, pois seu objetivo é a união entre os agricultores e a difusão de técnicas da bataticultura. “Parabéns a todos os participantes pelo empenho no concurso, e a Cooperbatata e UPL pela organização e brilhantismo do evento”, agradeceram.