Bestcars
A Caoa Hyundai traz ao Brasil a nova geração do SUV Santa Fé, apresentada há um ano no Salão de São Paulo. O modelo vem em versão única com sete lugares, motor V6 de 3,5 litros, transmissão automática de oito marchas e tração integral ao preço sugerido de R$ 297 mil. O grande aumento em relação às últimas unidades da geração antiga, que saem por R$ 184.900, o coloca no mesmo patamar de preço de adversários de prestígio como Audi Q5, BMW X3 e Volvo XC60, além do Ford Edge ST.
O novo desenho segue a tendência de luzes diurnas de leds na faixa superior e faróis mais embaixo, como na Fiat Toro e alguns modelos da Citroën. Os faróis adaptam o facho de iluminação às condições para evitar ofuscamento. Os equipamentos de série do novo Santa Fé incluem rodas de 19 pol, frenagem autônoma de emergência, controle eletrônico de estabilidade, controle de velocidade em descida, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, câmeras de 360° ao redor, teto solar panorâmico e chave presencial.
O SUV da Hyundai está mais longo (4,77 metros, aumento de 8 cm) e ganhou entre-eixos de 2,76 m (mais 6 cm). O motor V6 a gasolina fornece 280 cv e torque de 34,3 m.kgf, ou seja, mais 10 cv e 1,7 m.kgf que no anterior de 3,3 litros, que usava caixa de seis marchas. Outros mercados dispõem de motores turbo a gasolina e a diesel. O Santa Fé tem garantia de cinco anos sem limite de quilometragem.