A primeira rodada do campeonato aconteceu no dia 2 de abril, portanto as equipes tiveram tempo suficiente para reforçar setores que tinham se mostrado frágeis no Torneio Início. Entretanto só poderiam ser inscritos trinta jogadores, entre titulares e aspirantes, e as equipes pagavam uma taxa de quinhentos cruzeiros, moeda da época, por inscrição. O primeiro jogo colocou frente a frente dois grandes rivais o 1º de Maio, presidido por João Kemp e tendo como treinador o Limerci, contra o Botafogo, do Oscar Castroviejo.
O time dos eternos irmãos Ferri, o 1º de Maio, entrou em campo com seu uniforme principal, camisas e calções vermelhos com uma listra branca e meias vermelhas. O uniforme do Botafogo era igual ao daquele timaço do Rio de Janeiro, camisas com listras verticais brancas e pretas, calções pretos e meias brancas.
Limerci escalou: Toninho Chiavegatti, Grego, Zé Domingos, Canhoto, Geraldo e Wilsinho, Colinha, Enos, Ferrinho, Chico e Orídio. A equipe vinha mesclada com alguns jogadores veteranos e com jovens revelações. O Botafogo apareceu escalado com sua força máxima: Canela, Claudinei, Forte e Tião Garça, Zezão e Aubre, Bilica, Canário, Carioca, Zé Mangueira e Tião Cavalo. Aubre, Canário e Carioca eram as estrelas do time, Forte já despontava como zagueiro.
O trio de arbitragem, escalado pela comissão, teve o prof. Gregório, como árbitro principal, e os bandeirinhas Lino Senise e Miguel. Curiosa foi a escalação de Gregório na arbitragem porque ele apareceu como treinador do Botafogo no Torneio Início. Acho que foi o único técnico da história que foi demitido no Torneio Início.
Em jogo emocionante o 1º de Maio venceu o Botafogo por 2 a 1 com gols do Wilsinho e do Zezão (contra suas próprias redes). Canário, o artilheiro nato, marcou para o Botafogo ainda no primeiro tempo, mas o adversário virou na etapa complementar. No jogo dos aspirantes, vitória por goleada, do 1º de Maio por quatro a um. Álvaro, que já surgia como revelação, marcou duas vezes, os outros dois gols foram assinalados por Ferrinho e João do Pierin. O único gol do Botafogo foi marcado pelo Luiz.
Como bem lembrou Fernando Dutra, comentando nosso primeiro texto aqui na Gazeta, o Campeonato Municipal era a grande oportunidade de a garotada jogar ao lado de veteranos talentosos como Wilsinho, Aubre, Ferrão, Ferrinho, Carioca, Canário, etc. Pena que não deram continuidade a estes certames e quando outros aconteceram passaram a prestigiar jogadores de outros municípios, ganhando para jogar e sem nenhuma identidade com as camisas que vestiam.
Na próxima semana mais duas rodadas sensacionais do Municipalzão de 1967.
José Alberto Aguilar Cortez