Festa de Sant’Ana 2020

Pe. Denis Aparecido Crivelari, da Paróquia de Sant'Ana

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.” (Jo 15,16)

Pe. Denis Aparecido Crivelari
Com alegria celebramos nesse mês (26-07) a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
Joaquim e Ana eram da tribo de Judá. Vinte anos se passaram desse feliz casamento, sem que tivessem uma descendência, o que causava muita tristeza no coração deles. Joaquim, era um homem piedoso, passava seus dias dando esmolas a órfãos, pobres, viúvas e estrangeiros. Certa vez, quando foi ao templo fazer sua oferta de expiação, o sacerdote Rúben não permitiu que ele a entregasse, pois não era uma pessoa abençoada, isto é, não tinha filhos. Conta uma tradição que tamanha foi a sua tristeza que fugiu para a montanha, ficando aí por um longo tempo, em oração e jejum. Ana implorava também ardentemente que a ouvisse suas súplicas e lhe condesse um filho. Deus ouviu a prece de ambos e enviou um anjo para anunciar-lhe: “Ana, Ana, o Senhor Deus atendeu as tuas preces. Conceberás e darás à luz e, em toda a terra, se falará de tua descendência”.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.
A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
A festa de São Joaquim e Sant’Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente, na transmissão da fé que é essencial para qualquer sociedade. Os avós de Jesus ajudam a cultivar os valores da perseverança e confiança em Deus e também a nossa colaboração na obra da redenção. São Joaquim e Sant’Ana são fonte de inspiração na vida cotidiana pois nos ensinam a esperar o tempo de Deus.
Neste ano de 2020 mesmo diante da pandemia que assola nossa nação iremos realizar de forma mais singela nossa novena em louvor a nossa padroeira de 18 a 26 de julho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui