Delicadeza e atenção aos detalhes

Vinícius, mais uma vez, preparou uma mesa especial para o Guia de Natal. Foto: Reportagem

Uma das tradições deste Guia é a mesa montada especialmente por Vinícius. Ele comentou, que em primeiro lugar, pensou na cor a ser usada. Estava considerando o que poderia ser feito, queria algo diferente, que surpreendesse. Então pensou no azul, sua cor favorita, e optou pela tonalidade “Azul Eccelenza”, batizado por sua mãe. “É um tom fino, elegante. Acho que combinou”, afirmou Carla, se recordando do vestido que usou em suas bodas de pérolas, que era azul bebê.
Assim, o azul se espalha pela mesa, nas taças, guardanapos e jogos americanos que vieram de Recife (PE), nas hortênsias que predominam nos arranjos de flores, em toda a árvore de Natal e também nas roupas dos ursinhos que enfeitam a sala, um toque lúdico que Vinícius considera necessário para este período “Sempre gosto de trazer elementos infantis pras minhas decorações natalinas, mas esse ano considero fundamental incluir elementos lúdicos no decor. É o pó mágico que estamos precisando”, comentou.
O presépio tem lugar de destaque “Faço questão de montar o presépio, pois é este o verdadeiro significado do Natal, Cristo entre nós”, destaca Carla mostrando seu presépio pintado pela artista vargengrandense, Marlene Bruno.
A louça inglesa com desenhos em vermelho forma um belo contraste com os tons de azul e casam muito bem com as festivas cabines telefônicas com o Papai Noel, usadas como centro de mesa, e também com os laços vermelhos das cadeiras, confeccionados pela avó de Vinícius. E como para o arquiteto os detalhes são essenciais, os porta-guardanapos com globos de neve são pura magia de Natal. Até o Menu pode trazer cor e colaborar na composição da mesa, como sugere Carla, que divide com este Guia, uma receita de Gaspacho (aprenda na próxima página como fazer), que ficou lindíssimo servido na mesa.
Sobre a mesa, Vinícius observou que prefere deixar tudo pronto com antecedência para poder se dedicar a outros afazeres na véspera do Natal, e já revelou que na ceia do dia 24 não usará flores naturais e nem outra cor além de azul.
Outra dica é ter sempre peças clássicas, que podem ser usadas em várias ocasiões além do Natal, como louças, taças e toalhas de mesa, evitando motivos temáticos e mesclando com detalhes alusivos a este momento. “Tudo muito simples, o que não significa ser simplório. É preciso fazer tudo no capricho”, ressaltou.

Vinícius, mais uma vez, preparou uma mesa especial para o Guia de Natal. Foto: Reportagem

Delicadeza e atenção aos detalhes

O arquiteto também divide uma dica muito importante, reforçando que não é preciso uma data especial para se usar o que de melhor tem em casa. “Fez um prato maravilhoso? Então coloca uma louça bacana. Todo dia é importante e além disso você precisa se tratar bem, se sentar numa mesa bonita e fazer uma refeição agradável. Não precisa ser caro, mas precisa ser feito com carinho”, disse.
Assim, ele garante que o resultado final vale a pena. No entanto, Vinícius lembra que o importante não é impressionar ninguém, mas ficar feliz e satisfeito com o resultado. E sua mãe concorda “Olhar tudo pronto e dizer ‘ficou bonito’, é muito gratificante”, comentou Carla.

Gaspacho

Ingredientes: 1 lata de tomate pelado, 1/2 pepino, 1/2 pimentão vermelho, 1/4 cebola roxa, 1/2 dente de alho, 3 colheres (sopa) azeite, 2 colheres (sopa) vinagre de xerez, 1/2 xícara de água gelada, fatias de pão dormido para encorpar a receita, sal e pimenta a gosto.
Preparo: Bater tudo no liquidificador e servir gelado com uma quenele de ricota ao centro do prato. Decorar com uma folhinha de manjericão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui