A Clínica Veterinária Antônio Bertoloto foi inaugurada na manhã da sexta-feira, dia 19, pela Prefeitura. Os atendimentos serão iniciados na segunda-feira, dia 22. Na clínica, a população poderá levar cães e gatos para serem consultados pelas duas médicas veterinárias contratadas, além de agendar castrações.
Em cerimônia rápida e com a presença de poucas pessoas devido às medidas de restrição por conta da pandemia Covid-19, a solenidade de descerramento da placa teve a participação do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), familiares do homenageado, o deputado Bruno Ganem (Podemos), os vereadores Gláucio Santa Maria (Democratas), Serginho da Farmácia (PSDB) e Celso Itaroti (PTB), que quando prefeito inaugurou uma sala de atendimento veterinário, dando o nome de Antônio Bertoloto às instalações.
A clínica foi construída atrás do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Itamar Della Nina Cerva, próximo à Avenida Antônio Bolonha. Para a execução do projeto, foi empregada a verba de R$ 300 mil destinada pelo deputado estadual Bruno Ganem, atendendo solicitação da prefeitura e do vereador Gláucio.
Em outubro do ano passado, a prefeitura havia informado que a clínica estava em fase de conclusão, mas devido a alguns atrasos com fornecedores, conforme o prefeito explicou na cerimônia, acabaram adiando sua inauguração.
Na semana passada, a Gazeta havia entrevistado o vereador Gláucio sobre o início dos atendimentos e ele também mencionou a demora de algumas empresas em entregar os produtos contratados. “Estou a todo momento empenhado pra que a clínica funcione logo”, disse na ocasião.
Durante a solenidade, um dos filhos do sr. Tonico Bertoloto falou sobre a homenagem e sobre a dedicação de seu pai aos animais. O vereador Gláucio comentou sobre a importância da clínica para a cidade. Já presidente da Câmara, Celso Itaroti, lembrou que em sua administração foi inaugurada a sala de atendimento veterinário, observou que não havia recursos suficientes para se construir algo maior e também destacou o trabalho do Sr. Tonico e o legado que deixou para sua família.
O prefeito Amarildo, por sua vez, destacou a atuação do vereador Gláucio na obtenção da emenda, o apoio do deputado Bruno Ganem e da iniciativa de Itaroti que fez a primeira sala em sua gestão. Destacou que a questão dos animais também é saúde pública, observando que a prefeitura já fez a castração de 3 mil animais.
Lembrou também do trabalho do sr. Tonico e de quando ia com seu pai levar os cães da família para os cuidados do veterinário prático. “O legado do seu Tonico fica e o seu trabalho terá continuidade com essa clínica veterinária”, disse.
De acordo com Amarildo, os medicamentos que serão usados na clínica serão fornecidos gratuitamente pela empresa Ipanema, que pertence a um vargengrandense.
Deputado Bruno
Bruno Ganem agradeceu a oportunidade de estar em Vargem, elogiou a iniciativa de dar o nome do sr. Antônio Bertoloto à clínica, que segundo informou após ouvir aos presentes, se tratou de uma justa homenagem. Destacou sua atuação pela causa animal, no trabalho de endurecimento de leis de maus tratos.
Observou que em todo Estado e também fora de São Paulo, poucos municípios contam com a estrutura de uma clínica como Vargem vai oferecer a sua população. “Tenho certeza que o que está acontecendo aqui, vai inspirar prefeitos e câmaras no Estado e fora para que a população tenha acesso a isso”, afirmou.
Atendimentos
O atendimento ao público será das 7h às 12h e das 13h às 17h. No local serão realizadas consultas e castrações de cães e gatos, com agendamento prévio para consulta, e cadastro para castrações através do telefone 97130-1999.
Os animais deverão estar acompanhados por um tutor que deverão apresentar: documento com foto; comprovante de residência e de renda, se o animal tiver a carteira de vacinação também deverá ser apresentada.
Os atendimentos serão realizados respeitando o cronograma de agendamento, o não comparecimento à consulta, sem aviso prévio de 24 horas, implicará na desistência, sendo necessário remarcar a consulta e respeitar a fila de espera.
A castração será realizada em cães e gatos; com idade acima de 6 meses e menores de 7 anos; fêmeas ou machos; com boa saúde e após uma avaliação pré-cirúrgica.
A clínica irá dispor das vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e deverá ser realizada durante a consulta ou em horários pré-agendados. A clínica não possui a modalidade internação animal.