A Polícia Militar de Vargem Grande do Sul prendeu um rapaz suspeito de furto de gado, na quarta-feira, dia 19, no Jardim Santa Marta. A equipe composta pelo cabo Thomaz e soldado Amauri recebeu informações que quatro indivíduos estariam com uma vaca preta em um terreno que dá acesso à entrada rural que liga Vargem Grande do Sul a Lagoa Branca.
Segundo o informado, eles estavam tirando o animal da carroceria de uma Saveiro prata, modelo G3, e passando ela para um caminhão F1000 de cor vermelha. Quando conseguiram embarcar o animal, o caminhão com três indivíduos seguiu sentido Lagoa Branca, enquanto que a Saveiro tomou sentido oposto.
Como em dias anteriores houve vários furtos de gado pela região, os policiais foram ao local e informaram outras equipes pelo rádio, sendo realizado um cerco juntamente com as viaturas das cidades vizinhas.
Com autorização do comando de grupo patrulha, o cabo Rafael e soldado Henrique foram até o município de Casa Branca, avistando os três indivíduos com o animal pela rodovia SP-215, entre Casa Branca e Santa Cruz das Palmeiras. Foi feito um breve acompanhamento e os policiais viram quando dois celulares foram arremessados pela janela do passageiro.
Foi realizada a abordagem e busca pessoal nos indivíduos. O condutor do caminhão declarou que comprou o animal de um indivíduo o qual não sabia o nome por R$ 3 mil e que iria revender a vaca em Casa Branca para um rapaz que também não sabia o nome pelo valor de R$ 3,5 mil.
Outro autor declarou ter comprado 40 leitões e disse que contratou um serviço de frete com o condutor, que iria transportar os animais para ele. O rapaz comentou que primeiro iriam para Casa Branca deixar a vaca e depois retornariam para transportar os leitões que estavam em um sítio ao lado do pedágio desativado na rodovia SP-215.
O terceiro envolvido declarou apenas ter ido ajudar o seu cunhado nos serviços de frete. Os indivíduos e os animais foram conduzidos à Delegacia de Casa Branca.
A vítima do furto foi localizada na Delegacia de Vargem. Segundo o informado, o furto aconteceu em seu sítio, em Itobi, durante a manhã. O proprietário foi levado à Delegacia de Casa Branca e reconheceu o animal. Os três indivíduos permaneceram presos e um dos rapazes informou quem era o suspeito que lhe vendeu o animal, mostrando uma foto.
Outra apreensão
Assim, a equipe retornou até Vargem Grande do Sul para localizar e identificar o quarto suspeito da Saveiro prata. A PM também tinha como informação o apelido desse rapaz. Com esses dados, a equipe falou com a vítima, que acabou contando que o homem era conhecido e que já havia prestado serviço em seu sítio, ferrando cavalos.
Durante o patrulhamento pelo Jardim Fortaleza, os PMs viram a Saveiro. Foi dado alerta de parada com sinais sonoros e luminosos, mas o condutor tentou fugir. A PM conseguiu alcançar o veículo ainda no Jardim Fortaleza.
Foi confirmado que ele era o quarto suspeito envolvido no transbordo da vaca furtada. Além disso, a carroceria da caminhonete apresentava odor típico do animal. O rapaz ainda estava visivelmente embriagado, mas recusou o teste do etilômetro (bafômetro). Indagado a respeito do furto do gado, ora admitia, ora negava o envolvimento com crime.
Ele pediu para que seu pai fosse avisado, então a equipe foi até sua residência. O rapaz informou que em seu quarto havia duas munições de arma de fogo e autorizou a entrada da equipe em sua casa, inclusive ele mesmo acompanhou a busca domiciliar e indicou onde estavam guardadas. As duas munições de cal.20 foram localizadas na gaveta de uma cômoda em seu quarto. O pai do suspeito acompanhou as buscas.
Ele foi detido pelo crime de associação criminosa, furto, posse irregular de munição de calibre permitido e embriaguez ao volante. O suspeito foi levado para emissão do exame clínico de embriaguez e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Casa Branca, onde foi dada voz de prisão em flagrante delito.
Os quatro autores permaneceram presos à disposição da Justiça e a vaca foi devolvida ao proprietário.