Aos leitores de 2031: como fazer a live da Festa das Nações 2021?

Márcia Aparecida Ribeiro Iared
Não foi fácil, mas veja o papel da Cultura naqueles difíceis anos da Covid-19. Agradecemos em primeiro lugar em nome dos nossos cantores, ao grande número de comentários e postagens, em número de 400, pelos cumprimentos que receberam durante e após a Live que comemorava a 21ª Festa das Nações, agradecendo também a todos que colaboraram, em especial a Assessoria de Comunicação, aos funcionários da Cultura pelas providências anteriores, a escola que cedeu os tecidos para que fosse preparada a área isolada das apresentadoras, a empresa que cedeu o belíssimo figurino dos cantores, ao departamento de saúde na supervisão dos protocolos e nos testes necessários. Enfim, aos que de forma remota, ajudaram na logística da live.
Recordando, por 19 anos, era sempre com muita emoção que, ao subir ao palco e olhar do alto, a praça completamente lotada, eu anunciava a abertura de mais uma Festa das Nações. “Senhoras e senhores, aqui estamos novamente, nesta praça que é do povo, aos pés da Padroeira, para darmos início a mais uma Festa das Nações“.
Por quatro dias, mais de 200 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos subiam ao palco para, através da dança e da música, viajarmos juntos pela cultura e costumes dos povos. Em especial dos nossos imigrantes, que tanto contribuíram com o despertar da nossa cidade.
Enriquecendo a festa, entidades organizadas representavam a culinária de vários cantos do mundo, com a alegria de quem serve. E por quatro noites e uma tarde víamos com segurança, dezenas de grupos com coreografias e músicas de qualidade invejável oferecer ao grande público que sempre abraçou essa trabalhosa festa.
Grupo da Cultura, das escolas municipais, estaduais e particulares, clubes, academias, Grupo Idade Feliz, cantores, músicos, num cronograma afinado, que a cada noite, levava ao público com apurado cuidado, as mais belas expressões culturais de tantos povos.

O mundo então desaba
Porém, em 2020 e 2021, o mundo dá uma guinada total diante de um grande problema nunca antes imaginado: uma pandemia causada por um vírus que se alastrou pela Terra e que repete os picos anteriores sem muita perspectiva de melhora, a não ser que cada um entendesse que o caminho da cura depende de todos. A dicotomia entre se isolar e ir à luta, trás insegurança.
Nos eventos que marcam a cultura da cidade, era preciso aderir ao novo Formato pautado na linguagem virtual. Em 2020, com o imenso trabalho selecionamos uma coleção das mais lindas danças apresentadas ao longo dos anos, possibilitando muitas emoções a todos aqueles que especialmente tinham vivido aqueles momentos tão bem preparados nos anos anteriores.
E em um ano, a Live 2020 atinge milhares de visualizações, atingindo plenamente nossos objetivos de sempre promover ações culturais, pois tem sido as manifestações culturais as áreas mais utilizadas indicadas no tratamento do equilíbrio emocional que vem se agravando com a extensão da Covid-19.
Em 2021, pelo fato de estarmos numa segunda onda com tantas pessoas já cansadas pelo prolongamento da pandemia, recolhidas na maioria, levar a festa até o sofá das pessoas, agora em formato musical, sendo a música a mais bela expressão humana, dando visibilidade e ânimo aos nossos cantores, com a seleção primorosa de músicas dos diferentes povos e trazendo sempre uma mensagem de esperança a todos os prejudicados nos quase dois anos de pandemia.
Emoção, choro e alegria entre os internautas selaram a noite e os nossos cantores protagonistas levaram consigo, em rápida retirada, alegria de fazer bem, ofertando o que tinha de melhor: suas lindas vozes. Em nome da nossa administração, em nome do departamento de Cultura e Turismo parabéns a Robertinha, Aline, Diana, Lucas, Éder, Alessandra, Lolão, Michele, Felipe e Patrícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui