Miguel e Helena foram os nomes de bebês mais registrados em 2021

Camila Rezende e Gleiser Martins escolheram o nome de Heitor para chamar o filho e Alice foi o nome escolhido para a filha de Vanusa Soares Loro e Júlio César Bernardo. Fotos: Fotos: Estúdio Lily Fotografia

Nomes simples, curtos e bíblicos estão em alta em 2021. Esta foi a tendência observada pelos 7.658 Cartórios de Registro Civil brasileiros responsáveis por registrar os nascimentos dos quase 2.5 milhões de recém-nascidos neste ano. Pelo segundo ano consecutivo Miguel, com 28.301 registros entre os homens, e Helena, com 21.890 entre as mulheres, seguiram na liderança entre os mais escolhidos.
Apesar da liderança desses nomes, outros começam a aparecer bastante. É o caso de Gael, que até 2019 não aparecia na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 10ª posição da lista oficial dos Cartórios brasileiros, em 2021 já é o terceiro nome mais escolhido entre os meninos. O mesmo se aplica a Theo, 36º em 2019, sexto em 2020 e agora na sétima colocação. Davi superou seus concorrentes Davi Luca e Davi Lucca e se firmou na nona colocação. Novas tendências como Noah, Ravi, Isaac e Anthony começam a aparecer na lista dos 50 mais entre os meninos.
Entre as mulheres se observa o mesmo com o aparecimento de nomes curtos e bíblicos despontando na lista dos 50 mais. Neste cenário surgem Eloa e Liz, pela primeira vez listados entre os nomes mais buscados entre as meninas. Preferência nacional, Helena segue à frente entre os mais escolhidos, seguido por Alice, Laura, Valentina e Heloísa, tendo entra elas apenas a variação de Marias, com destaque para Maria Alice, Maria Clara, Maria Cecília e Maria Julia. Sophia, Maitê e Antonella também despontam como novidades.
Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil, possível de acessar pelo transparencia.registrocivil.org.br/inicio, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras, inclusive Vargem Grande do Sul. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.
“O ranking dos nomes mais registrados no ano é o retrato dos gostos e preferências das famílias brasileiras ao longo do tempo, e mostra importantes variações em sua trajetória. Talvez pela situação que vivemos nos últimos dois anos, a escolha por nomes bíblicos tenha se acentuado, com a busca das pessoas por esperança e conforto diante das adversidades”, avalia Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

Regionalidades
O ranking dos nomes mais registrados permite ainda encontrar realidades regionais marcantes no país. Em três Estados do Nordeste o nome mais registrado foi feminino, com Maria Alice em Pernambuco, Maria Cecília em Alagoas e Maria Alice na Paraíba. Em quatro estados da região — Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará -, João Miguel foi o mais escolhido. Miguel dominou as escolhas no Sul, Centro-Oeste e em parte do Sudeste, São Paulo e Minas Gerais, enquanto Gael foi o nome mais escolhido no Acre, no Amapá e na Bahia.

Vargem Grande do Sul
Pelo portal, foi possível verificar que entre mais de 480 crianças nascidas em Vargem Grande do Sul até esta semana de dezembro, o nome para meninos mais registrados foram Gabriel, com 11 registros, Heitor, com 9, Miguel, com 7, João Miguel e Davi Lucca empatados com 5 registros cada um. Benjamin foi dado como nome para 4 bebezinhos.
Entre as meninas, os nomes que apareceram com maior frequência nas certidões de nascimento foram Valentina, com 9 registros, Alice, Heloísa e Helena, com 7 cada um Lorena, Antonella e Júlia com 6 registros cada um. Destaque para Manuella, com 5 registros e Manuela, com 4, mostrando como a grafia do nome também influencia no ranking.
Nomes em alta no cenário nacional também apareceram em Vargem. Davi, Theo e Bento tiveram quatro registros cada um e Gael, um dos mais procurados no país, apareceu 3 vezes no cartório de Vargem. Já entre as garotinhas, Maitê foi o nome escolhido para 5 meninas, Liz teve três registros e Eloá Vitória, 2.

Alice e Heitor
Quando Vanusa Soares Loro e Júlio César Bernardo foram escolher o nome da bebezinha que nasceu no dia 22 de fevereiro deste ano, não pensaram que seria um dos nomes preferidos para as meninas na cidade neste ano. A garotinha Alice tem outras seis xarás registradas em 2022. Vanusa comentou que não houve um motivo especial para essa escolha, mas disse que foi o nome que mais chamou sua atenção quando estavam procurando como iriam chamar seu bebê.
Já Heitor foi o nome escolhido há anos para o filho de Camila Rezende e Gleiser Martins, conforme a mamãe contou a Gazeta. “Eu sempre falava que se tivesse um menino se chamaria Heitor, mas não imaginei que seria um dos nomes mais escolhidos nesse ano, justamente o ano que ele nasceu”, contou.
O nome, conforme explicou Camila, também tem um belo significado. “Eu escolhi esse nome pelo significado forte dele: Aquele que guarda, aquele que retém o inimigo”, disse.

Em Vargem Grande do Sul, Gabriel, Heitor, Valentina e Alice foram os preferidos pelos pais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui