Construção dos dois novos reservatórios de água avança

Empresa retira argila da área da barragem que será construída nas terras da família Mello

Com a recente temporada das chuvas, a retirada da argila e da areia para a construção do novo reservatório de água da cidade nas terras da família de Antônio Carlos de Mello, localizada junto à rodovia que liga Vargem Grande do Sul a São Sebastião da Grama, acima da Barragem Eduino Sbardellini, no Rio Verde, caminha a passos lentos, segundo apurou o jornal.
Mesmo assim, pode-se notar no local as escavações que vão dar lugar ao lago, podendo o mesmo ter uma média entre sete metros a 10 metros de profundidade, pois o barro localiza-se em área mais profunda, o que pode aumentar a capacidade de armazenamento de água do lago que irá se formar.
A empresa responsável pela lavra do material é a Barro Novo Extração e Comércio de Argila, de Francisco Paulo Bertoloto, e segundo reportagem feita pelo jornal Gazeta de Vargem Grande, o projeto contempla uma área de aproximadamente 10 hectares, conforme informações do diretor de Obras, Ricardo Bisco, com uma área alagada de aproximadamente 8 hectares. Na ocasião, Ricardo disse que a profundidade seria em torno de 5 metros, sendo esperado um volume de aproximadamente 400 milhões de litros, o que elevaria em mais da metade a capacidade da Represa Eduíno Sbardellini. No entanto, o volume pode aumentar devido ao aprofundamento das novas lavras.

Avanços
Com todas as licenças já liberadas, o tempo de construção deste novo reservatório está ligado ao trabalho da empresa na retirada do barro. Seria um projeto mais simples, não exigindo uma barragem muito grande, pois o lago seria cavado e teria uma barreira natural que é a faixa não edificante do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) de 40 metros junto à SP-344, que liga Vargem a São Sebastião da Grama.
Em entrevista ao jornal, o vice-prefeito Celso Ribeiro (Podemos) afirmou na semana passada que tão logo as condições meteorológicas melhorem, a tendência é que os trabalhos junto ao reservatório da família Mello andem mais rápidos. “Com as chuvas do final do ano e mês de janeiro, houve certa dificuldade nesta etapa da obra”, disse o vice que está coordenando a construção da represa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui