Reservatório da área do Zecão está para ser iniciado

No início de março, Celso Ribeiro e Amarildo participaram de reunião com Rodrigo Piola, gerente regional da Cetesb. Foto: Arquivo Prefeitura

O segundo reservatório que a administração do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) está construindo, é a que se situa na área de várzea cujo antigo proprietário era o agricultor José Ribeiro de Andrade, mais conhecido como Zecão. Situada dentro do perímetro urbano da cidade, entre a Vila Polar e o Jardim São Paulo, esta área de várzea do Rio Verde terá em torno de 100 mil metros quadrados, com capacidade de armazenar algo em torno de 700 milhões de litros de água, quase a mesma capacidade da Barragem Eduíno Sbardellini, que seria de 720 milhões de litros. Embora tenha uma área menor, sua profundidade em média seria de 7 metros, bem acima da Sbardellini que tem pouco mais de um metro.
Nesta área, as máquinas ainda não começaram o processo de cava, pois dependem ainda da liberação das licenças ambientais. Na entrevista concedida à Gazeta, Celso Ribeiro disse que houve um avanço na questão das licenças com relação à construção deste segundo reservatório.
Ele afirmou que a administração municipal conseguiu adiantar os documentos necessários junto à Agência Nacional de Mineração (ANM) e que na última semana juntamente com o prefeito Amarildo, se reuniu na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) com o gerente regional Rodrigo Piola para tratar do licenciamento da represa do Zecão.
Durante a reunião foram apresentados os decretos de Utilidade Pública e o anteprojeto da obra, estando previsto para a próxima semana a inspeção do local pelos técnicos da Cetesb.
“Estamos também em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM) para a apresentação dos documentos para a licença necessária neste órgão”, afirmou o vice-prefeito, dizendo que essas são etapas necessárias para dar início às escavações para a construção do reservatório.
“A prefeitura está empreendendo todos os esforços no sentido de cumprir todos os requisitos necessários nestas etapas, para que a obra seja construída dentro da legalidade e das normas existentes”, falou Celso.

Tempo de construção
Uma das questões muito perguntadas pela população ao jornal sobre a construção dos novos reservatórios, é com relação ao término das obras. A reportagem perguntou ao vice-prefeito Celso Ribeiro se tinha alguma estimativa de quando os dois ficariam prontos, ou quais etapas ainda teriam de ser vencidas para a conclusão das represas.
O coordenador do projeto não falou sobre uma data específica, dizendo que com relação à construção do reservatório nas várzeas do Zecão, a próxima etapa seria a realização do projeto básico de todo o entorno da represa, contemplando as interligações de água, esgoto, galeria pluviais e terraplanagem do sistema viário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui