Após anos, Casa da Agricultura voltará a atender o produtor

Prédio da Casa da Agricultura, na rua José Bonifácio, está sendo reformado pela prefeitura. Foto: Prefeitura

Fechada desde setembro de 2019, a Casa da Agricultura voltará a atender o produtor rural vargengrandense de maneira adequada em breve. Conforme o divulgado pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) na segunda-feira, dia 20, a prefeitura está realizando uma pequena reforma no local.
Em uma publicação em sua página na rede social Facebook, Amarildo informou que o prédio será compartilhado pela Secretária de Estado da Agricultura (CATI), por meio do engenheiro Ciro Manzoni e pela Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
“A prefeitura municipal convocou um engenheiro agrônomo que vai atuar no auxílio aos pequenos produtores, devendo iniciar suas atividades assim que a reforma for concluída”, disse. Conforme o informado, esse compartilhamento será possível devido a parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e o município. “Nossos agradecimentos ao deputado federal Arnaldo Jardim pela intermediação junto a Secretaria de Estado da Agricultura”, finalizou o prefeito.

O caso
Desde quando foi fechada, em setembro de 2019, a Casa da Agricultura passou a atender os produtores de Vargem em sistema de plantão, o que gerou muitas críticas e apelos dos agricultores junto aos vereadores e ao prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) ao longo dos últimos anos.
A Câmara Municipal sempre cobrou a volta da prestação de serviços e a Gazeta acompanhou o desenrolar da situação e também dando visibilidade às queixas dos agricultores do municipio durante todo este tempo, uma vez que a Casa da Agricultura atendia apenas em horários limitados, sendo da vontade dos produtores que o local voltasse a atender diariamente, como fez por mais de 50 anos.
Em algumas reportagens publicadas pela Gazeta, o chefe do Executivo afirmou que a intenção era que o município assumisse a função da Casa da Agricultura, sendo que em 2020 foi realizado um concurso para contratar profissional que trabalharia no local. Finalmente, em abril deste ano, foi publicado no Jornal Oficial do Município a convocação de um engenheiro agrônomo entre os classificados no concurso realizado.
Quando a Casa da Agricultura foi fechada, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional de São João, onde a Casa da Agricultura de Vargem está ligada, informou que eles estavam com poucos funcionários, tendo apenas um engenheiro agrônomo para atender em Vargem e outras três cidades.
O local, por mais de 50 anos, prestou diariamente apoio técnico aos agricultores sobre diversos temas, como a obtenção de crédito agrícola, seguro rural, transferência de tecnologia, planejamento da propriedade, elaboração de projetos de recuperação do solo, reflorestamento, adequação de estradas rurais, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui