Após 35 anos, João Amaral deixa Sindicato Rural

Aos 92 anos, João Batista Machado do Amaral deixou o Sindicato

Depois de uma vida dedicada à entidade que representa os agricultores de Vargem Grande do Sul, o Sindicato Rural Patronal, o agropecuarista João Batista Machado do Amaral, 92 anos, deixou o cargo no dia 29 de junho, quando assumiu a nova diretoria. Falando ao jornal Gazeta de Vargem Grande, ele comentou sobre estes anos, quando foi convidado pelo então presidente José Ribeiro de Andrade, o conhecido Zecão, para assumir por três anos o sindicato, que se tornaram mais de 30 anos dedicados ao desenvolvimento da agricultura no município.
Sua fala é de agradecimento a todos os associados que prestigiaram o seu trabalho neste período e também às funcionárias Maria Isabel Miranda Zamora e Luciana Ferreira Costa, que acompanharam a sua diretoria até o último dia de sua gestão. Em especial, João Batista agradeceu e parabenizou Maria Isabel por todos estes anos de dedicação ao trabalho junto ao Sindicato Rural de Vargem Grande do Sul, pois após mais de 50 anos ajudando a conduzir o sindicato, ela se aposentou e deixou o cargo que ocupava na instituição.
Além da construção da nova sede do sindicato, desde que assumiu em 1990, João Amaral batalhou muito na época para o desenvolvimento da bacia leiteira de Vargem, com exposições e leilões de gado junto ao Recinto de Exposição Christiano Dutra do Nascimento que se tornaram referência na região.
Reconhecido pela sua conduta ilibada junto ao sindicato, João Batista disse que nestas mais de três décadas dirigindo a entidade nunca se deparou com um caso mais grave na vida do sindicato, procurando sempre através do diálogo conduzir os trabalhos, principalmente os que envolviam o relacionamento com os trabalhadores rurais, durante as negociações coletivas de funcionários nas fazendas dos produtores rurais.
Além dos agradecimentos, João Batista Machado do Amaral gostaria de ver a classe dos produtores mais unida, que os associados dessem maior apoio ao sindicato, que dentre outras funções, presta serviços e benefícios como: admissão e demissão de funcionários, folha de pagamento, FGTS, INSS, seguro, regularização e declaração de ITR, regularização de talão de notas, assistência jurídica, cursos gratuitos em parceria com o Senar, palestras, missões para feiras e exposições.
Disse que deixa a função com o sentimento de dever cumprido, de poder ter dedicado parte de sua vida doando um pouco de si por tudo que trabalhou e conquistou e poder ter contribuído com o desenvolvimento de Vargem Grande do Sul no que tocou à sua área de atuação, a agricultura e a pecuária do município.

Gustavo Amaral é o novo presidente
O veterinário e produtor rural Gustavo Siqueira do Amaral, 53 anos, foi eleito o novo presidente do Sindicato Rural durante eleição realizada no dia 29 de maio junto à sede do sindicato, situada na Rua Aquiles Rodrigues, nº 40. Com ele assumiu também no dia 29 de junho, a nova diretoria composta por Oswaldo Kemp Peixoto, tesoureiro e Antônio Palmiro Neto, secretário.
Gustavo sempre participou das atividades do sindicato, acompanhando seu pai, João Batista Machado do Amaral e na sua vida profissional, dedica-se à criação de gado de corte, produção de leite, lavouras de cana de açúcar e criação de cavalos da raça manga larga marchador.
Continuar o trabalho deixado pelo pai é um dos pensamentos do novo presidente. “O que meu pai fez, muita pouca gente sabe. A importância do sindicato para o crescimento e desenvolvimento da agricultura no município é muito grande. Ele nos deixou um grande legado e vamos procurar melhorar sempre”, afirmou o novo presidente, para quem, muitos dos frutos colhidos hoje pelos produtores rurais, foram consequências dos que assumiram e tocaram o Sindicato Rural de Vargem Grande do Sul.
Gustavo também pede união dos associados e vai em busca de novos membros para aumentar o número de sócios da entidade, que hoje está em torno de 30 associados, mas a cidade tem mais de 100 produtores rurais entre pequenos, médios e grandes proprietários. “Todos precisam do sindicato, para resolver as questões envolvendo os funcionários, os problemas ambientais por exemplo”, citou o novo presidente.
Ele parabenizou a antiga diretoria por todos estes anos de contribuição voluntária à causa e também agradeceu aos novos companheiros que assumiram a direção da entidade sob sua presidência. Agradeceu às funcionárias Isabel e Luciana e fez uma ressalva que Maria Isabel Miranda Zamora após mais de 50 anos dedicados ao sindicato, aposentou-se e no seu lugar, no cargo de secretária executiva, vai assumir Luciana Ferreira Costa que há muitos anos também trabalha no sindicato.

O veterinário e produtor rural, Gustavo Siqueira do Amaral, assumiu a presidência da entidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui