Crianças da rede municipal de Educação celebraram o Dia da Árvore

Alunos da creche Dona Cezarina plantaram uma muda na escola. Foto: Prefeitura

Com o objetivo de conscientizar a respeito da preservação ambiental, o Dia da Árvore foi celebrado na última quarta-feira, dia 21. Na data, que é véspera do início da Primavera, o poder público costuma desenvolver ações para a conscientização da importância da arborização e preservação desse recurso natural tão importante.
À Gazeta, a prefeitura informou que, para comemorar a data neste ano, foi realizado o plantio simbólico de uma árvore pelas crianças da Creche Dona Cezarina e os alunos da Creche Virginia Lopes Ruiz também irão realizar uma visita no Viveiro Municipal de Mudas, ao lado da Represa Eduíno Sbardelini.
A prefeitura ressaltou, que as ações para a melhora da gestão do Meio Ambiente estão sendo desenvolvidas durante o ano todo. “Como podemos observar na classificação no Programa Município Verdeazul, saindo da posição de 199 com a pontuação de 38.41 para a posição 108 atingindo a pontuação de 71.76, a melhor colocação do município desde a criação do VerdeAzul”, comentou.
Conforme o informado, neste ano, até o momento, foram plantadas 110 mudas de árvores em 20 prédios públicos municipais, com o objetivo de aumentar a porcentagem de cobertura vegetal no perímetro urbano de Vargem Grande do Sul. “Também foram doadas, pelo viveiro municipal, 1.118 mudas, sendo árvores para arborização urbana e recuperação florestal”, comentou. Ao jornal, foi explicado que o Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, dirigido por Edson Sabrdelini e com atuação de Antônio Marcos Ayres da Cunha Santos, está comprando mais 5 mil mudas de árvores, em tubetes, para recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas propriedades rurais.
Questionada sobre o Plano de Arborização, ressaltou que ele foi elaborado no ano de 2021 e está em fase de execução. “Este plano, cita a execução do piloto de floresta urbana e o Espaço Árvore que será desenvolvido nos novos loteamentos e em todos os prédios públicos”, pontuou.
“Neste ano já tivemos o primeiro loteamento aprovado no Conselho municipal de Meio Ambiente seguindo as recomendações do Plano de arborização urbana, além de nossa cartilha de arborização urbana juntamente a Norma Técnica ABNT NBR 16246 – 1 (podas)”, completou. Ainda informou que, neste mês, está iniciando o diagnóstico de arborização das vias públicas e palestras de educação ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui