Gênios da Nossa Música – Histórias da MPB

Inezita Barroso
(Ignez Magdalena Aranha de Lima)

Nascimento: 04/03/1925
Morte: 08/03/2015
Atividades: Cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão brasileira.

Nascida numa família abastada, começou a tocar violão e viola aos sete anos de idade. Estudou piano no conservatório.
Foi aluna da primeira turma de graduação em Biblioteconomia da Universidade de São Paulo – USP. Graduou-se em 1947, antes de se declarar cantora profissional.
Em 1950, ingressou na Rádio Bandeirantes e apresentava-se em recitais no Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, cultura artística e colombo. No mesmo ano gravou a célebre interpretação da “Moda da Pinga” de Ochelsis Laureano e Raul Torres.
Em 1954, gravou os sambas “Ronda” de Paulo Vanzolini e “Estatutos da Gafieira” de Billy Blanco. Foi premiada com o troféu Roquette Pinto de melhor cantora de Música Popular Brasileira e o prêmio Guarani, como melhor cantora em disco.
Na década de 1950 se dedicou também a carreira de atriz atuando nos filmes “Angela (1950”; “O Craque (1953)”; “Destino em apuros (1953)”; “É proibido beijar (1954)” e “Carnaval em Lá maior (1955)”. Recebeu o prêmio de melhor atriz (Prêmio Saci) por sua atuação em “Mulheres de Verdade”.
Apresentou por 35 anos: de 1980 até a sua morte em 2015, o programa “Viola, minha viola” dedicado a música caipira e transmitido pela TV Cultura.
Além da carreira artística, desde 1980, dava aulas nas faculdades Unifai e Unicapital, onde recebeu o título de Doutora Honoris causa em folclores brasileiro.
Em 2014, foi eleita para a Academia Paulista de Letras, ocupando o lugar da folclorista Ruth Guimarães.
Foram seus sucessos: “Lampião de Gás” de Zica Bergami; “Engenho Novo” adaptado por Hekel Tavares; “Maringá” de Joubert Carvalho; “Colcha de retalhos”; “Saudades de Matão” e “Cabocla Tereza”.
Pelo seu legado, obrigado pelo que fizeste pela Música Popular Brasileira!
Salve Inezita Barroso!
Dr. Raul Rodrigues Baía Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui