A posse da primeira Mesa Diretora do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) de Vargem Grande do Sul, aconteceu na última quinta-feira, dia 9, em cerimônia realizada na Associação Comercial e Industrial (ACI), às 19h. O objetivo do Conselho é promover e fomentar a participação da mulher nas áreas empresarial, político institucional e social, trazendo novas oportunidades para mulheres que já são empreendedoras ou que querem empreender.
Compondo a mesa na cerimônia de posse, estavam a presidente eleita do CMEC, Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto, a vice-presidente eleita, Fabiana Alves Rezende, o presidente da ACI, Marcelo de Oliveira Terra, o vice-presidente da FACESP Reg. Adm. da Baixa Mogiana, José Eduardo R. de Carvalho e o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB). No auditório, havia convidados e demais membros da diretoria do CMEC de Vargem.
Além de Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto como presidente e Fabiana Alves Rezende como vice-presidente, a Diretoria Executiva ficou composta por Rita Andréia Santiago Gigliolli como secretária executiva, Suzana Maria F. da Fonseca como diretora administrativa e finanças, Flávia de Paula Domingos e Letícia Carvalho dos Santos Paula como diretoras de relações comércio, indústria e serviços, Taizy M. de Magalhães como diretora de relações institucionais (gestão de projetos), Cecília P. Schiavo e Fernanda Ap. Cardoso como diretoras de marketing e comunicação, Ariani P. Hurzi de Carvalho como diretora de eventos e promoções, e Tais Praxedes Silva como diretora de arte e cultura.
O vice-presidente da FACESP, José Eduardo, pontuou a importância do movimento onde as pessoas tem um propósito maior, já que já voluntários no conselho que estava se formando, de mulheres que estão dispostas a mudar a história.
Ele pontuou que tem o privilégio de poder ajudar a trazer mulheres para a ACI. “Sabemos que as mulheres têm assumido postos de poder e vivemos em uma sociedade muito machista, então nós temos esse objetivo de trazer cada vez mais mulheres para a ACI”, disse.
O prefeito Amarildo parabenizou a Mesa Diretora do CMEC e as mulheres empreendedoras por essa iniciativa e firmeza no propósito. Desejando muito sucesso a todas e ao projeto, ele ressaltou o quanto esse Conselho é importante e pode ajudar as mulheres vargengrandenses’.
O presidente da ACI, Marcelo Terra, parabenizou a todos pela iniciativa na criação do Conselho e falou sobre a importância do CMEC para as mulheres e também para a ACI. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer pelo terceiro mandato à frente da ACI.
A presidente Danutta agradeceu a todos que acreditaram e ajudaram, direta ou indiretamente, na criação do Conselho. Danutta ressaltou que é muito importante ter esse conselho na cidade para todas as mulheres, mas, principalmente para mulheres que sofreram com violência doméstica. “Pois o primeiro passo para ela se libertar é conquistar a liberdade financeira, mas para isso, as mulheres precisam ter coragem e para ter coragem, alguém precisa incentivar essa mulher. Depois, elas precisam empreender e precisam de ajuda para fazer isso”, disse.
Para Danutta, ter algo voltado especificamente para essas mulheres, vai agregar muito. “Porque nada melhor que uma mulher para entender a dificuldade e as necessidades de outra mulher. Com relação a nossa jornada, por exemplo, executamos tudo que um homem faz, cuidamos de casa, dos filhos, vamos muito além e, muitas vezes, ficamos em segundo plano e temos vontade de ocupar um lugar de destaque, mas a própria sociedade é machista.
A vice-presidente Fabiana pontuou que estava na realização de um sonho e agradeceu a todos que sonharam junto com ela e com Danutta. “Eu jamais poderia imaginar que uma simples conversa de amigas ia fazer com que tudo isso acontecesse. Começamos a buscar ideia e conseguimos o apoio do SEBRAE em São João e quando viemos procurar a ACI, foi lindo a forma como aceitaram e nos ajudaram”, disse.
“Então é algo que me engrandece, que me deixa muito feliz, porque eu sei que vamos conseguir transformar muitas vidas, fazer com que muitas mulheres consigam resgatar dentro delas o que nem elas sabem que existe. Então vamos ajudar essas mulheres a conquistarem o seu espaço, a conquistarem a economia financeira para que elas consigam seu lugar no mercado e na própria vida”, completou.