As escolas de Vargem Grande do Sul já iniciaram o ano letivo de 2023. Segundo o informado à Gazeta de Vargem Grande, o retorno foi muito positivo em todas as escolas e aconteceu sem nenhum problema.
Os colégios e escolas particulares foram os primeiros a voltarem das férias. O espaço criança da Escola D. Pedro II retornou das férias no dia 30. Já a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, um total de 700 alunos, voltaram para a escola na última segunda, dia 6.
De acordo com a diretora pedagógica Fátima Aparecido Gaiardo Lotti, o retorno foi muito bom nos dois períodos, à tarde, no infantil e fundamental I, e na manhã que é o fundamental II e o ensino médio. “Às vezes achamos que eles não querem voltar, porque são maiores, e não é nada disso. Eles estavam felizes, os pais falando que estavam ansiosos para voltar”, disse.
“Ficamos muito felizes, porque no ano passado, quando voltamos, ainda tinha a insegurança da Covid-19. Mesmo que voltou, ainda foi naquela coisa incerta. Agora esse ano já com rotinas normais, não que não tenha mais nada, mas já há uma segurança maior, então eu achei que foi muito positivo”, completou.
O retorno no Colégio Externato aconteceu no dia 30. Ao jornal, a escola contou que a volta às aulas foi ótima. “Foi muito próspera, as crianças estavam super animadas, as que precisaram de adaptação receberam e deu tudo certo”, explicou.
No Colégio Novaera, as aulas também retornaram no dia 30 e, conforme o informado, a volta aconteceu sem nenhum problema. “Para nós, é uma animação ter esses 114 alunos e, para os alunos, é aquela alegria de ver os colegas e professores de novo. Após o período de adaptação, é um clima muito gostoso, eles ficam animados para a entrega das apostilas e a troca das salas, não tivemos faltas nessa primeira semana”, pontuou.
Rede estadual
As aulas nas escolas da Rede Estadual voltaram na sexta-feira, dia 3, com acolhimento entre os alunos. O início do ano letivo de 2023 na escola Gilberto Giraldi foi muito positivo. Segundo o informado, as crianças estavam bem animadas e ansiosas para retomar os estudos. Assim, a primeira semana de aula seguiu sem problemas.
Na escola Alexandre Fleming, de acordo com o informado, o retorno foi bom e bem tranquilo. “Tivemos o acolhimento dos alunos, que foi muito bom. Estamos com muitos alunos novos e isso nos deixa muito felizes”, disse.
Na escola Benjamin Bastos, o retorno foi considerado muito positivo, segundo a direção. “Os alunos voltaram ansiosos, principalmente os do 6ºs anos que vieram do município para a nossa escola, vieram bem entusiasmados para conhecer a escola e os colegas, e os demais alunos também. Deu pra notar que esse ano está bem mais tranquilo em relação ao ano passado, mas ocorreu tudo bem graças a Deus”, ressaltou.
“Fizemos um acolhimento para recepcionar os alunos, fizemos uma entrada alegre, divertida, com uma mensagem de motivação e vamos finalizar esse acolhimento no final do ano, vamos dar o retorno dele”, completou.
O retorno também foi sem problemas na escola Achiles Rodrigues, sendo muito positivo. Segundo o informado, os alunos da escola estavam bem ansiosos para retomar os estudos.
Na Escola Técnica Estadual (Etec) de Vargem Grande do Sul, as aulas tiveram início no dia 1º. Segundo o informado, a primeira semana foi muito positiva e ocorreu tudo bem no retorno às aulas.
Rede municipal
A rede municipal de ensino retornou às aulas na última segunda-feira, dia 6. De acordo com a Prefeitura Municipal, na ocasião, foram distribuídas as apostilas do sistema Set Brasil, da Editora Moderna, para cerca de 2.800 alunos da rede.
A diretora do Departamento de Educação, Renata Taú, informou que apesar do calendário de matrículas ter se encerrado, os pais que não realizaram as matrículas dos seus filhos em idade escolar podem procurar a escola mais próxima da residência para realizá-la o mais rápido possível, pois assim já poderão iniciar as aulas na próxima semana. Os alunos que estão sendo transferidos também devem procurar a escola o mais rápido possível. “Solicitamos que os alunos que já receberam a vacina contra Covid-19 enviem cópia do comprovante para a escola”, disse.
Na próxima segunda-feira, dia 13, os alunos da escola Flávio Iared retornam às aulas, porém, eles vão iniciar o ano letivo na EMEB Darci Troncoso Peres de Carvalho, no Jardim Fortaleza.
Sem retorno
No colégio Vitória, o ensino infantil retornou para o ano letivo de 2023 no dia 25 e o fundamental voltou uma semana depois, no dia 30. As aulas do COC também tiveram início no dia 30.
Já as aulas na Escola Estadual José Gilberto tiveram início no dia 3. No entanto, até o fechamento desta edição, o jornal não conseguiu contatar nenhuma dessas escolas.