Reinaldo Ricchi Jr.
A utilização de cursos EAD na qualificação profissional de pessoas que estão procurando atualizar seus conhecimentos sobre as inovações do mercado de trabalho é uma estratégia muito importante. O isolamento social devido à Covid-19 exerceu impactos na Educação que estão sendo sentidos até hoje: estima-se que em 2020 cerca de 1,2 bilhão de alunos ficaram fora da sala de aula e tiveram que se adaptar rapidamente para o aprendizado on-line.
A consequência disso foi uma mudança drástica nos modelos educacionais e um grande aumento da influência do EAD, pois as plataformas digitais passaram a ocupar o centro da formação intelectual e emocional dos alunos. Pesquisas mostram que o EAD aumenta a retenção das informações em tempos menores. Essa é uma vantagem para as pessoas que estão precisando atualizar seus conhecimentos sobre o mercado de trabalho, através de programas on-line de qualificação profissional. Os investimentos globais nesse setor são muito significativos: US$ 18,7 bilhões em 2019, com projeção para atingir US$ 350 bilhões até 2025 [1].
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) ilustra muito bem esse poderoso contexto. Ela pode ser definida como uma instituição de ensino superior, exclusivamente de EAD, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e que possui como principais parceiros a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Centro Paula Souza (CPS).
Ela é um excelente exemplo da aplicação do EAD para superar os grandes desafios do nosso tempo. Nesse contexto, a presença de tutores com a adequada visão inovadora pode orientar importantes caminhos para a qualificação profissional, tão necessária para uma região como a de Vargem Grande do Sul [2].
Referências:
[1] www.weforum.org/agenda/2020/04/coronavirus-education-global-covid19-online-digital-learning/
[2] univesp.br/institucional/historia