O ato religioso que está se tornando uma das tradições da cidade, a 4ª Caminhada da Via Crucis, foi realizado na segunda-feira, feriado do dia 1º de Maio. Com um percurso de 12 km junto ao Caminho da Fé que passa por Vargem Grande do Sul, a peregrinação atraiu centenas de pessoas e este ano teve como tema ‘Uma Caminhada pela Vida, Dom de Deus’.
A jornada teve início a partir das 5h30, no Monumento de Nossa Senhora Aparecida, com a bênção dos caminheiros pelo padre Eduardo Dóbies, sendo um momento solene, que antecedeu o longo caminho que passa pelas várias estações que retratam a agonia de Jesus Cristo, desde a Paixão, Morte e Ressurreição. Às 7h30, ocorreu a bênção dos ciclistas pelo padre Antônio Carossi e início do pedal pelo caminho.
Durante o percurso, o padre Hélio Marcos Riciati rezou nas paradas das estações. O encerramento da caminhada aconteceu na 15ª estação, no Monumento da Ressurreição, na Pousada do Wagner, com a bênção final pelo padre Antônio Carossi.
Em todos os momentos, os padres falaram sobre o tema especial deste ano, a vida, e emocionaram os fiéis.
O evento tem reunido caminheiros de diversas cidades e de outros estados, como a que aconteceu no ano passado, quando dela participaram pessoas de Nova Odessa, Mogi Mirim, Guarulhos, Itobi, Casa Branca, São João da Boa Vista, Divinolândia, Caconde, Tambaú, Curitiba, Jundiaí, São Sebastião da Grama, São José do Rio Pardo, Sorocaba, Campinas, Guaxupé, Andradas, Amparo e Poços de Caldas.
Os alimentos arrecadados na caminhada serão doados à Sociedade Humanitária e a Casa do Menor Dom Bosco. Foram arrecadados aproximadamente 250 quilos, sendo 26 latas de óleo, 33 quilos de arroz, 24 quilos de feijão, 14 quilos de açúcar, dois quilos de sal, dois pacotes de café, três pacotes de farinha de mandioca, sete pacotes de farinha de trigo, um pacote de canjica, cinco litros de leite, um pacote de miojo, um pacote de bolacha, uma lata de sardinha, uma lata de atum, 10 quilos de fubá, 56 pacotes de macarrão, uma lata de ervilha e cinco latas de molho de tomate.
Superou expectativas
O presidente da Comissão da Via Crucis, José Roberto Pereti, informou que a caminhada contou com cerca de 1.600 pessoas, entre caminheiros, ciclistas e motociclistas.
O evento, segundo ele, reuniu caminheiros de diversas cidades que marcaram presença nesta edição, como Nova Odessa, Itobi, Casa Branca, São João da Boa Vista e Campinas. “A caminhada foi muito bem divulgada, houveram muitos participantes de outras cidades, foi bem diversificado”, disse.
Para o presidente, a caminhada foi maravilhosa e não só atingiu, como ultrapassou todas as expectativas da comissão. “Foi uma caminhada da paz, durante a reza nas estações, cada participante tinha que dar uma mensagem sobre a vida para a pessoa ao lado. Foi muito emocionante e superou completamente as expectativas”, comentou.
Pereti contou que a caminhada demorou mais do que as outras, tendo uma duração de 3h, sendo que as três primeiras duraram cerca de 2h30. “Mesmo demorando mais em tempo, ninguém reclamou, quem parou nas estações para rezar se emocionou”, disse.
“A entrada da Nossa Senhora Aparecida, na benção final, foi emocionante demais, os fiéis se emocionaram, o padre Antônio foi muito feliz em suas colocações falando sobre a vida e sobre Nossa Senhora. Foi, de fato, uma caminhada maravilhosa, já estamos organizando a de 2024 com bastante antecedência, estamos conversando com os participantes para saber pontos a melhorar e pontos fortes do evento para que seja ainda melhor”, completou.
Pereti ressaltou que a Comissão pôde usar a estrutura dos banheiros do bairro Perobá e que garrafas e copos de água foram distribuídos aos participantes. “Centralizamos eles para as mulheres e colocamos banheiros químicos para os homens, tivemos banheiros químicos durante toda a caminhada e foi suficiente para todos ficarem tranquilos. Distribuímos 1.200 garrafas de água e outra pessoa doou mil copinhos, então todos tiveram água”, contou.
Segundo o presidente, a caminhada teve o apoio de cerca de 10 atiradores do Tiro de Guerra, do Departamento de Saúde da Prefeitura com ambulância e enfermeiros, Desetran e GCM que disponibilizou motos para o caminho, Polícia Militar, Polícia Rodoviária de Casa Branca que ajudou com o trânsito na estrada, bem como os cantores Aline, Leandro e Lucas Buzato e os motoristas dos ônibus que pegaram os participantes nos pontos e buscaram eles no bairro Perobá.
Para a caminhada acontecer, houve também o apoio dos padrinhos de cada estação, sendo membros da comissão ou outras pessoas, uma vez que todos se preocuparam com antecedência em preparar as estações, colocar flores, plantar, irrigar e pintar. “Eles tiveram esse cuidado de preparar para que a estação estivesse bonita, foi muito bom e é muito gratificante fazer parte dessa equipe. Não sei onde os membros da Comissão da Via Crucis arrumam tanta força, energia e disponibilidade para trabalhar colocando bandeira, pintando, enfeitando, se preocupando em plantar. É maravilhoso, me enche de orgulho fazer parte da equipe, estar como presidente é passageiro, mas fazer parte da equipe me enche de orgulho, as pessoas se empolgam, é gratificante, é algo que realmente vem de dentro, Nossa Senhora Aparecida dá força e energia a cada um deles”, ressaltou.
Próximos passos
Para Pereti, a Caminhada da Via Crucis é um projeto duradouro e eterno, que perdurará por muitos anos. Ele contou que a Comissão da Via Crucis terá um site próprio para divulgação das caminhadas e que os preparativos da próxima edição, que deve acontecer em 1º de maio de 2024, já estão sendo organizados.
Os caminheiros, ciclistas e motociclistas que participaram desta edição podem auxiliar a Comissão no sucesso da caminhada do próximo ano, informando os pontos a serem melhorados e também os pontos fortes da caminhada por mensagem na página da rede social Facebook Via Crucis Vargem Gde do Sul – SP.
Homenagem
Durante o percurso e na bênção final, os ciclistas que participaram realizaram uma homenagem especial ao ciclista Fabiano de Paula Longo, que faleceu no dia 23 de abril, aos 45 anos.
Fotos: Angelino Jr.