O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado nesta segunda-feira, dia 5. Para comemorar a data, a Escola Estadual Benjamin Bastos realizou uma ação para conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
Os alunos ficaram na Praça Washington Luiz, em frente à escola, para divulgar e conscientizar a comunidade escolar, familiar e vargengrandense das 10h às 16h. A ação faz parte da Eletiva Instala-Ação Ambiental, da professora Maria Regina Barticiotti Lorenzini.
Durante todo o ano, a escola arrecada cinco resíduos para destinação correta, sendo tampinhas, lacres, embalagens de comprimidos, chapas de raio-x e lixo eletrônico.
À Gazeta de Vargem Grande, a professora pontuou que o projeto foi realizado com os alunos do 8º e do 9º ano e que há 22 anos trabalha com a coleta de resíduos. “Aqui na escola fizemos como reflexão o combate à poluição ambiental de plástico. Esse foi o tema principal porque neste ano de 2023, o combate à poluição plástica é o tema do Dia Internacional do Meio Ambiente, então direcionamos para o plástico porque 85% do lixo no oceano é plástico”, disse.
“Essa reflexão é para que seja evitado o plástico no dia a dia mesmo, porque uma sacolinha plástica leva um segundo para ser feita, é usada em média 20 minutos do caminho do mercado até em casa e demora mais de 400 anos para se decompor. A sacolinha plástica precisa ser abolida do nosso dia a dia porque 100% das tartarugas marinhas já foram feridas ou mortas pelo plástico e mais da metade de todos os mamíferos que existem no mar já tiveram algum ferimento ou já foram mortos por causa do plástico”, completou.
Para Regina, o plástico é o grande vilão da poluição ambiental. A professora também comentou sobre o acúmulo de lixo nas ruas. “Quando a mãe pede para levar o lixo para fora, o que é fora? A calçada, a rua, a praça? Mas dentro do planeta Terra não existe fora, estamos aqui dentro o tempo todo. Essa frase tem que ser banida do nosso vocabulário porque os objetos, os lixos e os resíduos que as pessoas descartam nas calçadas da nossa cidade, elas se livram do problema no espaço de suas casas, mas é preciso procurar um encaminhamento desses resíduos, fazer a logística reversa, e uma dica é diminuir o consumo, porque muito consumo gera muito lixo”, pontuou.
A professora ainda ressaltou que embora 5 de junho seja o dia de uma reflexão maior devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a escola trabalha essa política o ano todo com a coleta de cinco resíduos, sendo embalagens de comprimidos, lacres de alumínio, tampinhas plásticas coloridas de qualquer tamanho, chapa de raio X e lixo eletrônico. “Já encontramos um lugar que faz a logística reversa e encaminhamos esses resíduos, quem trouxer para a escola pode ter certeza que eles não serão jogados nos aterros sanitários, nem nas águas doces de rios e nem nas águas dos mares. A gente se responsabiliza por eles e direciona direitinho no lugar devidamente correto, ecologicamente correto”, disse.
“Contamos com a participação da comunidade escolar, da comunidade familiar e da comunidade vargengrandense para esse apoio de trazer esses resíduos aqui na escola. Se quiser trazer misturados, nossos alunos separam neste projeto e a escola direciona para o lugar certo. Temos uma parceria com a Associação Setembro, onde a Taísa Pavan é membro e me ajudou com essa logística reversa e estamos estudando a possibilidade de ampliar a coleta de um sexto resíduo, quando estiver tudo certo, divulgamos, mas está bem encaminhado já”, completou.
Regina informou que o nome da Eletiva é Instala-Ação Ambiental por se tratar de uma mudança de comportamento e uma mudança radical de hábitos. “A gente acaba se acomodando, porque a praticidade e o comodismo são vilões do meio ambiente, então, quando você incorpora essa conscientização e acaba fazendo, não é mais trabalhoso, porque aí incorpora no seu dia a dia, você faz com prazer, faz com conscientização e acaba fazendo isso no dia a dia sem achar que está dando trabalho. Agora, caso contrário, você cai no comodismo, na mesmice e na praticidade, que são vilões do meio ambiente”, finalizou.