Igreja Metodista completa 100 anos em Vargem

Templo está localizado na Rua Major Corrêa, nº 407, no Centro

Neste mês, a Igreja Metodista completa 100 anos de fundação em Vargem Grande do Sul. No Brasil, a Igreja Metodista foi fundada por missionários americanos em 1867, após uma tentativa não exitosa em 1835. Ela cresceu firmemente desde então, tornando-se autônoma em 1930.
À Gazeta de Vargem Grande do Sul, o pastor Henrique C. dos Santos, da Igreja Metodista em Vargem, pontuou que esse marco é de profunda relevância para a Igreja Metodista em Vargem Grande do Sul e motivo de imensa gratidão. “Somos gratos pelo privilégio de servir ao Senhor e poder testemunhar do Seu amor, somos gratos por olhar a história e reconhecer tantos homens e mulheres, que por terem se mantidos fiéis, abriram o caminho para chegarmos até aqui. Somos gratos pois o ‘bastão da história’ está em nossas mãos e queremos servir ao Senhor com zelo e dedicação. Apesar de 100 anos ser um número significativo e de longevidade, estamos em pleno vigor, buscando viver o melhor de Deus nesse tempo! Um Século servindo e amando nossa cidade”, disse.
O reverendo pontuou que a Igreja Metodista tem como fundador John Wesley, que viveu na Inglaterra do Século XVIII, quando o cristianismo, em todas as suas denominações, estava definhando. “Ao invés de influenciar, o cristianismo estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral. Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã, sobressaiu-se John Wesley. Primeiro, durante o tempo de estudante na Universidade de Oxford, depois como líder no meio do povo. John Wesley pertencia a uma família pastoral, que vivia em Epworth, numa região afastada de Londres. Em seu lar absorveu a seiva de um cristianismo genuíno”, explicou.
“Ao entrar para a universidade, Wesley não se deixou influenciar pelo ceticismo cínico e nem pela libertinagem. Como reação a isso, formou, junto com outros poucos jovens, o chamado ‘CLUBE SANTO’. Os adeptos dessa sociedade tinham a obrigação de dar um testemunho fiel da sua fé cristã. Eram rígidos e regulares em suas expressões religiosas, no exercício de ordem espiritual e no auxílio aos pobres, aos doentes e aos presos. Por causa dessa regularidade, os demais companheiros da universidade zombavam e ridicularizavam os membros do ‘CLUBE SANTO’ dando-lhes o apelido de ‘METODISTAS’”, completou.
Pastor Henrique relatou que o movimento Metodista cresceu com reuniões de pequenos grupos, pregação ao ‘ar livre’ e a pregação de pessoas não ordenadas. “O que na época era uma grande mudança, pois a palavra de Deus só podia ser pregada dentro das igrejas e por clérigos. Tais renovações, dirigidas pelo Espírito Santo, trouxeram vivacidade e alcance para o movimento que inundou a Inglaterra, atravessando o oceano, chegando até os Estados Unidos e futuramente no Brasil”, disse.

Em Vargem
O pastor contou sobre o início da Igreja em Vargem. “Ao que consta em um pequeno relato da História de nossa amada Igreja Metodista, esta teve seu início por volta de 1920, como um trabalho no lar do irmão Irineu Ferreira da Silva, os cultos eram realizados em sua residência, localizada em frente à Praça Washington Luiz. Com o aumento do número de irmãos surge a necessidade da compra de um terreno para a construção do templo e em 1923, data constante na escritura de compra e venda, foi adquirido o terreno e onde foi construído o templo na mesma localização onde nos reunimos até os dias de hoje. Usamos como referência esta data para a celebração de 100 anos”, informou.
Atualmente, o templo está localizado na Rua Major Corrêa, nº 407, no Centro. “Porém a Igreja está pela cidade, somos chamados para servir, para amar, crendo que Deus muda histórias, transforma destinos, restaura famílias e hoje podemos testemunhar que ELE tem operado no nosso meio”, disse.
Pastor Henrique ressaltou que todos podem frequentar a Igreja. “A Igreja é para todos, todos que buscam o Senhor! Todos que reconhecem que em Deus podemos ter uma nova vida! Como a Bíblia diz em Mateus 11: ‘Venham a Mim, todos os cansados e sobrecarregados, e Eu darei descanso a vocês!’ É pra mim e, tenho certeza, pra você também”, comentou.
“Somos uma Igreja que caminha no temor do Senhor e na força do Espírito Santo, assim nossa missão é participar da ação de Deus no Seu propósito de salvar o mundo, servindo o próximo, tocando vidas, edificando, verdadeiramente, uma família da fé. Somos uma grande família, um povo que decidiu nunca desprezar o valor de cada pessoa. Uma igreja contemporânea, organizada em pequenos grupos chamados de células, com ênfase no discipulado, na adoração, no ensino da Palavra, no serviço e no evangelismo. Nossas portas estão sempre abertas para que os sedentos encontrem em nossa estrutura e em nossas vidas um lugar de encontro com Deus”, finalizou.
A Igreja tem reuniões de células durante a semana, que são grupos nas casas. “Um ambiente de cuidado e pastoreio onde crescemos juntos e servimos uns aos outros. São abertas para todos que quiserem participar. E também temos celebrações no Templo onde nos reunimos aos domingos, um culto às 9h e outro às 18h. É tempo de celebração, unidade e manifestação da presença de Deus”, disse.
A Igreja Metodista também realiza um trabalho social. “Todo segundo domingo é data de recolhimento dos alimentos e, com estes, formamos cestas básicas onde procuramos servir nossa cidade através daqueles que mais precisam”, comentou.
Pastor Henrique é natural de Brasília, seu pai também é pastor Metodista e, por isso, ele morou em Uberaba e Goiânia, mas onde ficou mais tempo foi em Poços de Caldas até assumir a Igreja em Vargem, onde está há cinco anos. “Aqui é nossa casa”, disse.
Ele contou que a diferença de Vargem para as outras cidades onde esteve é seu povo. “Morei muitos anos em cidades de Minas, quando cheguei aqui senti um povo bem acolhedor. Eu e minha família amamos esta cidade, e temos certeza que foi Deus que gerou em nosso coração, inclusive hoje tenho um filho nascido aqui. Se um dia fomos embora está cidade ficará marcada em nossas vidas”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui