Márcia Iared! Uma homenagem, um prêmio a Vargem Grande do Sul!

Leandro Ribeiro Iared

No dia 1º de dezembro, Márcia Iared, minha mãe, recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores da nossa cidade, a entrega do “Diploma do Mérito Dr. Francisco Álvares Florence” pelos inestimáveis serviços prestados à cultura, turismo e educação em nosso município.
Uma homenagem mais que merecida, embora eu seja suspeito em fazer tal afirmação, mas tenho certeza que todos que a conhecem, que veem seus trabalhos, seus grandes eventos, sua incansável disposição, concordam comigo, mesmo com o jeitão às vezes mandão que ela tem.
Nós, filhos, netos e noras, ficamos muito felizes em presenciar este momento e nos sentimos muito orgulhosos por todos os feitos desta incrível, inigualável, incomparável mulher.
Antes de falar do que ela representa para a cidade, para a sociedade, gostaria de falar sobre o seu papel como mãe, esposa, filha. Sempre muito dedicada ao trabalho, durante o dia eram poucos os momentos que convivíamos, só na hora do almoço mesmo. À noite ela já ficava mais em casa, pois mesmo após uma longa jornada de trabalho na escola, ainda tinha disposição pra fazer suas pinturas e artesanatos que vendia para uma loja do Shopping Ibirapuera, em São Paulo, para completar a renda de casa.
O tempo que tinha brincava comigo e com meu irmão, fazia a janta, coisas normais de mãe. Como filha, ao menos três vezes por semana ia na casa de meus avós com ela.
Também era brava com a gente, não pensem que a turma da cultura ou as meninas do magistério são os privilegiados não.
Quando eu e meu irmão fomos pra faculdade, os gastos aumentaram muito e ela, guerreira como sempre, também aumentou seu tempo de trabalho e além das aulas, da pintura e artesanato, criou o “Arte de Viver”, curso de culinária, etiqueta e artesanato, chegando a ter três turmas na semana, tudo para poder ajudar a custear os gastos.
Hoje, com 80 anos, com os filhos formados, ainda mantém aceso o fogo da perseverança, do desafio, do querer mais e continua trabalhando, construindo e fazendo questão de contribuir com a formação de seus dois netos.
Falar de sua atuação em favor da sociedade, da população, da cultura, do turismo e da educação é chover no molhado. Magistério, estágio rural, bazares, projetos, chás culturais, viagens, andar no fusca amarelo, quantos anos formando professoras competentíssimas, e que hoje, honram seu nome nas escolas do município! Secretaria da Cultura e Turismo, festa do milho, festa das nações, semana natalina, feira gastronômica, superação, encontro de carros antigos, festa da batata, Romaria, são tantos eventos beneficiando a população, as entidades e os artistas da cidade que na verdade, não foi ela quem foi presenteada, homenageada, Vargem é que foi presenteada, teve o privilégio de ter entre seus filhos, a espetacular Márcia Aparecida Ribeiro Iared.
Gostaria ainda de agradecer a vereadora Danutta Rosseto pela indicação do prêmio e pelas lindas e emocionantes palavras, os vereadores que estiveram presentes, o Paulinho, que mesmo longe enviou uma carta de felicitações, e os que se fizeram ausentes. Agradeço também ao vice prefeito Celso Ribeiro que lançou Márcia na Cultura e por suas palavras de reconhecimento, amor e carinho pela irmã; ao prefeito Amarildo pela continuidade e também pelas palavras de confiança; ao grande empresário e ser humano José Luiz Morandin pelas flores, pela parceria nos projetos dela e também pelas palavras e a todos os amigos que puderam estar presentes no evento e que se alegraram e se emocionaram com a homenagem.
Aqui, lembro das incríveis palavras ditas pelos meus filhos Pedro Calil e especialmente pelo Davi, pela pouca idade, em reconhecimento e amor a avó.
A todos, muito, muitíssimo obrigado!
Mãe, nós te amamos, parabéns!

Foto: Angelino Júnior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui