Milhares de pessoas prestigiaram as apresentações da Semana Natalina 2023, organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal. Dando início a Semana Natalina de Vargem Grande do Sul, no último sábado, dia 16, a apresentação da Camerata Villa-Lobos, do Circuito Cultural, encantou a todos na Praça da Matriz, após a missa das 19h.
Na ocasião, foram apresentadas trilha de músicas clássicas até o universo da música popular de todos os gêneros, cores e formas. A apresentação foi realizada em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo e da Secretaria de Cultura do Estado “Circuito Cultural Paulista”. Após, o Papai Noel e a Mamãe Noel receberam as crianças e suas famílias para as fotos e entrega de balas.
Ballet e Coral da Cultura
Dando continuidade, na segunda-feira, dia 18, as crianças e adolescentes do Ballet e Coral do Departamento de Cultura apresentaram uma seleção das melhores coreografias do Festival realizado em outubro, como forma de celebrar o trabalho desenvolvido pela Oficina ao longo do ano.
A oficina é realizada pela professora Letícia Belchior, e conta com aproximadamente 50 alunos de 5 a 18 anos, dividida em três turmas.
As coreografias apresentadas foram Baby Class, com as alunas Ana Beatriz, Annie, Cecília Batissoco, Cecília Miranda, Heloísa, Louise, Maria Clara, Maria Eugênia, Maria Fernanda, Maria Lara, Rafaela, Raquel e Sara, variação de repertório Princesa Florine com a solista Stéphane Gabrielle; variação de repertório Masculina, Pássaro Azul com solista: Breno Matheo Rodrigues; variação de repertório, Paysant com solista, Amanda Oliveira; Anastásia com as alunas Allexia, Ana Júlia Bráz, Ana Júlia de Freitas, Cecília, Ester, Kelry, Maria Gabrielli, Maria Luísa, Marina, Mirian e Pietra.
Houve apresentação do Ballet Paquita com Amanda, Breno, Emanuela, Laura, Lorena, Manuella, Rafaela, Sofia, Stéphane e Vitória, Once Upon a Princess com as alunas Isabella, Isadora, Neara, Olívia, Sofia e Thaís e Valsa das Horas com as alunas Amanda, Emanuela, Laura, Lorena e Stéphane.
Orquestra de Viola Caipira
Na terça-feira, dia 19, foi a vez da Orquestra de Viola Caipira encantar a população. A Orquestra foi criada em 2012, pelo professor Luis Filipini e o maestro João Paulo do Nascimento. Atualmente as aulas são ministradas pelo professor Luis Filipini na Escola de música Manoel Martins, todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h. Hoje, a orquestra conta com 25 integrantes, dos quais quatro são mulheres.
Foram apresentadas as músicas Cuitelinho, A chalana, Preto velho, Rio de lágrimas, Canoeiro, Amargurado, Porta do mundo, Lembranças, 25 de dezembro, Caminheiro, Mala amarela, Boiadeiro errante, Tocando em frente, Poeira, Pagode em Brasília, Empreiteira perigosa, Canarinho prisioneiro, Romaria, Eu a viola e Deus, Noite feliz, Brasil poeira, Trem do Pantanal, O ipê e o prisioneiro, Carro de boi, Medo da chuva, Sertaneja, Dia de visita, Índia, Meu primeiro amor, Velho candeeiro, Canção da América, Tordilho Negro e Folia de reis.
A Orquestra de Viola Caipira faz parte das oficinas oferecidas pelo Departamento de Cultura e Turismo de Vargem Grande do Sul através do termo de colaboração com a Associação Monsenhor Celestino.
Orquestra Conexão
Se apresentando já há vários anos na Semana Natalina, na quarta-feira, dia 20, a Orquestra Conexão encantou o grande público presente.
A Orquestra foi criada no ano de 1986, seu criador foi o maestro José Fernandes, sendo muito comum ter orquestra nas Assembleias de Deus. Atualmente os pastores da Assembleia são Eguiberto Gomes e Fernando. A orquestra foi liderada por muitos anos pelo saudoso maestro Eliezer Gerônimo. Atualmente tem como maestros Fábio Capucini, Luís Wagner e Leandro Coutinho. A função da orquestra é ajudar nos trabalhos da igreja com músicas e louvores congregacional.
Orquestra Jovem
Na quinta-feira, dia 21, a Orquestra Jovem de Vargem Grande do Sul encantou o público presente, com um belo repertório de músicas clássicas e populares, atendendo a todos os gostos.
Foram apresentadas: 1° Movimento da Sinfonia n° 26 – Haydn, Eu só quero um xodó, Anunciação, Xote das Meninas, Pela luz dos olhos teus, Samba de Verão, É preciso saber viver, Um sino feliz, We Wish a Merry Christmas e Bis: Hallelujah, Como é grande o meu amor por você.
A Orquestra surgiu devido à necessidade de dar oportunidade para que jovens músicos que desejam profissionalizem-se tenham um local para tocar após completarem a idade limite nos projetos sociais existentes, como exemplo o Projeto Guri, onde a idade limite é 18 anos.
Os trabalhos iniciaram-se em 30 de setembro de 2009, sendo mantidos desde então pela Prefeitura de Vargem Grande do Sul através das Associações. Os integrantes buscando complementar os recursos, em 2018 foi feita a inscrição no ProAC, que é a Lei do estado de SP de incentivo à cultura, onde as empresas podem doar parte do seu ICMS. Neste ano de 2023, foram aprovados também na Lei Rouanet, ficando aptos a captar imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas.
Os ensaios são realizados aos sábados, na Sociedade Espanhola (Prédio que também abriga o Projeto Guri), em Vargem Grande do Sul. O local oferece uma boa estrutura para realização dos ensaios e os integrantes são de Aguaí, Andradas (MG), Botelhos (MG), Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Poços de Caldas (MG), São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Tapiratiba e Vargem.
Fechando com chave de ouro
Para encerrar a Semana Natalina com chave de ouro, estava previsto que a Orquestra Sinfônica de Limeira, do Circuito Cultural realizasse uma apresentação nesta sexta-feira, dia 22. Até o fechamento desta edição, a apresentação ainda não havia acontecido.
A Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI), foi criada em 1995, pelo maestro e diretor artístico a frente do trabalho desde sua criação, o maestro Rodrigo Müller, através de um convite de José Farid Zaine. São quase 3 décadas de existência ininterruptas, onde a OSLI busca explorar e dialogar com a fronteira (artificial) entre música “clássica” e música “popular”, com um viés especialmente ligado ao rock. Só do concerto “Pink Floyd” sinfônico já são mais de 10 anos de apresentações. A OSLI tem sido precursora na região e no estado em trazer para o repertório de orquestras, o cancioneiro popular em todo seu variado espectro, apresentando e aproximando a música sinfônica de todo o público, de todas as idades e gostos.
Papai Noel
Durante toda a semana, o Papai e a Mamãe Noel atenderam todas as crianças e suas famílias no Casarão da Educação, das 19h às 22h.
Fotografias foram tiradas, balas entregues e abraços dados. As crianças aproveitaram a oportunidade para entregar as suas cartinhas e confidenciar os seus desejos de Natal para o Papai Noel.
Feiras
Na Semana Natalina, aconteceram a Feira Gastronômica, Feira de Artesanato e Exposição de Orquídeas.
As milhares de pessoas que prestigiaram a Semana Natalina 2023, puderam ver belíssimas flores, saborear deliciosas comidas e adquirir produtos únicos, feitos com muito amor.
Fotos: Prefeitura Municipal