Joana Carossi: Tudo muito simples e feito com muito amor

Para Joana Carossi, de 91 anos, o melhor da época é o clima festivo e os rituais católicos nas missas. Foto: Reportagem

Para Joana Fonseca Carossi, conhecida como Dona Joaninha, de 91 anos, o verdadeiro significado da celebração está no aniversariante “O Natal é muito importante porque nasce o menino Jesus”.
Importante figura na comunidade religiosa de Vargem, desde a infância, Joana sempre esteve vinculada aos ritos católicos tradicionais da época. “Minha nona (termo usado por famílias descendentes de italianos para se referir à avó) colocava o menino Jesus, Nossa senhora e São José”, explica a comerciante aposentada sobre a montagem do presépio.
Assim como para a maioria das crianças, as primeiras lembranças natalinas de Dona Joaninha estão relacionadas aos presentes entregues pelo Papai Noel com a ajuda de seus burrinhos. “Ganhava uma roupa nova, um sapato e uma boneca de papelão”, comenta a idosa de 91 anos.
Dona Joaninha recorda com carinho os Natais ao lado de seus pais. Ela observa que, na celebração tanto de antigamente quanto nos dias atuais, as famílias se juntam para comemorar. “Uniam-se para o almoço, quando minha mãe preparava e cozinhava a comida”.
Um aspecto que, na visão da aposentada, não resistiu ao tempo é o sentimento de companheirismo. “Falta a união das famílias”, lamenta.
O Natal inesquecível, que ficaria gravado na memória de Joana, trouxe um presente que não se encontra em lojas de brinquedos repletas de opções sofisticadas e tecnológicas. A idosa relembra com nostalgia o distante dia em que ganhou uma boneca de papelão do Papai Noel.
Dona Joaninha revive o clima de alegria que envolvia a cidade quando a festividade se aproximava. Apesar da simplicidade das decorações e dos brinquedos, ela recorda com alegria o Natal de tempos passados. “Era tudo simples e feito com muito amor”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui