A judoca Maria Eduarda Taú sagrou-se campeã na categoria sub 18 meio pesado, da Final do Campeonato Paulista Aspirante 2023, vencendo todas as lutas por ippon. Ela já havia sido vice-campeã no ano passado. No campeonato, a atleta Beatriz de Almeida Menossi conquistou a medalha de prata na classe sub 18 médio e se tornou vice-campeã Paulista pelo segundo ano consecutivo, e a judoca Lavinia Lopes Coelho ganhou o bronze na classe sub 15 ligeiro.
O evento foi organizado pela Federação Paulista de Judô, aconteceu em Itapecerica da Serra (SP) no último final de semana e 18 atletas da Associação e Projeto Bushido de Judô, do sensei Daniel Garcia, participaram.
No sábado, dia 7, a competição foi entre as classes sub 15, sub 18 e adulto e a equipe Bushido contou com 14 atletas, onde três subiram ao pódio. Participaram ainda no sábado os atletas do sub 15, Emanuelli Urtado, Melissa Asnaldo, Isadora Agnoli, Livia Nabarro, Anna Clara Rabelo e Alice Oliveira, no sub 18, Pedro Taú, Geovana Urtado e João Vitor Ramazotti, e no adulto, Vinicius Coelho e Luis Otávio Nascimento.
No domingo, dia 8, a competição foi com os judocas do sub 9 e sub 11. A equipe Bushido levou quatro alunos do sub 11, Gustavo Fernandes disputou a medalha de bronze ficando na quinta colocação. Os atletas João Pedro da Costa, Ariane de Freitas e Mariana Aliende também representaram a Associação, o Projeto e também a cidade de Vargem na competição.
O sensei Daniel Garcia parabenizou todas as ganhadoras e também os demais atletas que, embora não tenham subido ao pódio, demonstraram muita garra e determinação. “Tenho muito orgulho de todos vocês”, disse.
Daniel agradeceu a toda diretoria Bushido, Val Lima Taú, Olavo Ferreira Martins Neto e Fernando Maldonado Menossi, que ajudam muito e não medem esforços para ajudar os judocas no que for preciso. Ele agradeceu aos pais e mães que acompanham sempre que podem e que acreditam no trabalho do projeto, bem como aos senseis Rafael Casagrande e Duda Fermoselli que compuseram a Comissão Técnica. “Agradecimento ao amigo Lukinha Aliende, ao prefeito Amarildo Duzi Moraes, ao diretor de esportes Luis Carlos Garcia e prefeitura. Arigato gozaimasu!”, finalizou.
Campeã Paulista
Ao jornal, a atleta Duda Taú contou que treina judô há seis anos e essa conquista sempre foi seu sonho. “Sempre me dediquei muito nos treinos e com o tempo os resultados começaram a vir. Ano passado consegui medalhas importantes, fui Vice-campeã Paulista e consegui terceiro lugar no Sul-brasileiro. Esse ano, finalmente consegui realizar meu sonho e posso dizer que sou Campeã Paulista de Judô”, disse.
“Só tenho a agradecer a todos que torceram por mim, agradecer aos meus pais e aos senseis da Bushido, em especial ao sensei Daniel Garcia por todos os ensinamentos. Arigato!”, finalizou.
Fotos: Bushido