A Associação de Autista Mão Amiga (AAMA), de São Sebastião da Grama, foi fundada em 1º de novembro de 2022 e, hoje, atende mais de 25 crianças com atendimento de psicólogo e terapeuta.
A entidade foi fundada com o objetivo de defender e ajudar as pessoas portadores de transtorno do espectro autista (TEA). À Gazeta de Vargem Grande, o presidente Maurício Aparecido Barbosa pontuou que a Associação obteve ajuda do prefeito e de vereadores, que muito contribuíram, para que a entidade ficasse em pleno funcionamento.
Atualmente, a Associação está localizada na Rua Vereador Paraguaçu Bandeira de Andrade, nº 55, no Parque das Águas. Após mudança de endereço, a Associação será reinaugurada no próximo mês, no dia 23, às 19h. O ponto de encontro para a reinauguração será a Praça das Águas, nº 100, no Jardim São Domingos.
Diretoria
Além de Maurício na presidência, a Associação possui na diretoria Simone Aparecida Garcia Levino como vice-presidente, Daniela Aparecida Bonejuela Silva como 1ª secretária, Gislene Lupianhes Pacobello como 2ª secretária, Drussila da Silva Campos como 1ª Tesoureira e Sebastião Donizetti Ambrosio como 2º Tesoureiro. Compõem o Conselho Fiscal Vanessa Cristina Américo, Larissa Grasiela Ignácio e Gisele Aparecida Lupianhes Pacobello.
O sócio fundador da entidade é José Ricardo Loro – o Lorinho vereador. Em sua placa de reinauguração, há o nome de Marcos Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Francisco Martha, prefeito municipal, e Sebastião Braz Junior, vice-prefeito.
A Associação
A terapeuta da AAMA é Thais Ferreira Alves e a psicóloga é Rosane Radi. Ao jornal Gazeta, o presidente Maurício contou que a entidade conta com a ajuda de voluntários que fazem doações para que possam pagar os profissionais que prestam serviços de atendimento aos autistas, bem como aluguel, energia, telefone, internet, etc. A Associação também recebe contribuições de seus associados.
Segundo o informado, o objetivo da entidade é aumentar o número de atendimentos. “Em nossa cidade, segundo levantamento feito recentemente, temos aproximadamente 80 pessoas autistas”, disse.
“Esperamos que o Poder Público nos ajude na busca de nossos objetivos, repassando valores e contribuições, assim como faz com outras instituições”, completou.
Maurício ressaltou que as crianças com autismo precisam ser cuidadas o mais cedo possível. “O autismo não tem cura, mas com o tratamento podemos dar a eles uma condição melhor de vida, ajudando no comportamento com terapia, psicóloga e fono”, comentou.
“O compromisso da entidade é dar suporte às crianças e orientação às famílias sobre as dificuldades que afetam o desenvolvimento, o comportamento e muitas das vezes desafios na comunicação, a interação social e padrões repetitivos de comportamento nas crianças”, finalizou.
O telefone para contato é (19) 98277-2561 e para fazer sua doação, use a chave Pix CNPJ 48479149000121.
Fotos: Arquivo Pessoal