Gazeta entrevista prefeito Amarildo: Educação é a principal meta

Objetivo é passar mais escolas da rede municipal para o ensino integral, como é na Escola Prof. Flávio Iared (foto). Foto: Prefeitura Municipal

Durante a entrevista, Amarildo falou que a principal meta da administração no último ano é na Educação, com a implantação do Ensino Integral, um projeto que quer iniciar, mas não será possível terminar no seu mandato. “Existem alguns projetos que precisam ter continuidade em diversas administrações, como a educação. Acho que é primordial termos todas as escolas da rede municipal em tempo integral, pensando na formação de nossas crianças”, disse.
“Em algumas famílias, os pais não conseguem ficar todo o tempo de olho nas crianças, pois trabalham. A criança aprende o que ela vê, na escola não é só matéria chata, é atividade esportiva e cultural, a fim de que a criança tenha a mente voltada para coisas boas para que sejam cidadãos do bem”, comentou.
Hoje, das oito escolas na Rede Municipal de Ensino, apenas duas são período integral: a Flávio Iared e a Darci Troncoso Peres. O prefeito contou que espera que em cerca de 120 dias ou até o final deste semestre, já tenha dado início à construção de mais uma creche, que será instalada entre as Cohabs 5 e 6, próximo à escola Nair Bolonha.
“A creche não é apenas para crianças de 1 ou 2 anos, é ensino infantil, também para 4 e 5 anos, e o que tem hoje está no Nair Bolonha. Então queremos fazer essa creche lá, pegar os alunos de 4 e 5 anos e colocar nessa nova estrutura. Quando a creche estiver inaugurada com o ensino infantil ao invés de berçário, já que aquela região já está bem atendida com berçário, e a Nair Bolonha passa a ser ensino integral no ensino fundamental I. É para ser as duas de ensino integral. Essa creche que conseguimos no finalzinho do ano passado, foi do governo do Estado, já está sendo preparada a licitação”, explicou.
O pedido de mais uma creche já foi feito junto ao Governo Federal. “Esperamos que este ano possa sair. Se sair, vamos aplicar o mesmo método na Escola Padre Donizetti. As crianças de 4 a 5 anos que tem lá e também na creche que atende junto à escola, vão para essa nova creche. Na escola Padre Donizetti, faremos o ensino fundamental I. Esse é o planejamento, esperamos que, independente de quem possa entrar aqui ano que vem, que possa seguir esse projeto para que possamos ter ensino integral”, ressaltou.
Amarildo pontuou que há estados, como o Ceará, no Nordeste, que o resultado da educação deles é muito superior e o principal segredo é a criança em tempo integral. “A criança, naturalmente, não vai querer, mas ela ainda não tem condição de decidir sobre o futuro dela, é os pais que têm que decidir. É o que aconteceu na Flávio Iared, no início os pais foram receosos, metade só aceitou e de repente começou a subir a porcentagem e praticamente todos os pais aceitaram”, contou.
“O principal projeto é dar sequência a isso. Se são 6 escolas ainda com meio período, há os alunos de manhã e de tarde, então temos que dobrar o número de escolas para abranger todos os alunos. As crianças da Flávio Iared, que começaram o primeiro ano, quando completarem o ciclo e irem para o Estado, será possível ver a diferença da educação dela”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui