Tadeu Fernando Ligabue
Ao lado do meu computador, na biblioteca de minha casa, um monte de jornal contendo 53 edições impressas da Gazeta de Vargem Grande me aguarda para fazer a presente matéria, uma retrospectiva sobre os principais acontecimentos ocorrido s em Vargem Grande do Sul e que foram manchete do jornal neste ano de 2023 que se findou.
Se cada edição tem na sua maioria 16 páginas, teremos ao todo 848 páginas de jornal escritas, podendo chegar a mais de 900 com as edições especiais que a Gazeta de Vargem Grande realiza ao longo do ano.
Todo esse conteúdo é feito pela equipe do jornal, fato que se sucede há 42 anos, levando informação, notícias, cultura, lazer e entretenimento a milhares de vargengrandenses que assinam ou compram os exemplares todas as semanas. Também todo o conteúdo é colocado nas redes sociais da Gazeta de Vargem Grande, atingindo milhares de leitores na cidade, região e até no Exterior.
Esse é o nosso trabalho. Dele advém toda a força deste pequeno órgão de informação do nosso também pequeno município de cerca de 40 mil habitantes. Não é pouco, acredito. Também não são poucas as celeumas pelas matérias publicadas, algumas levando a boas discussões, como a do recente aumento do subsídio dos vereadores e o editorial que fala sobre o primeiro ano do governo Lula, publicado na última edição de 2023.
Assim temos que a manchete do primeiro exemplar de 2023 foi a entrevista com o prefeito Amarildo Duzi Moraes sobre os investimentos que faria no ano e também estampada a foto dos bebês que nasceram no final de 2022 e início de 2023, algo que este ano não será possível fazer dado à lei do sigilo que não permite mais aos órgãos passarem estas informações.
Também a edição do dia 7 de janeiro de 2023 notícia que Valmir Costa é indicado interventor do Hospital de Caridade e que o Censo apontava menos pessoas em Vargem. Na edição seguinte, a manchete foi “Fornecimento de água será cortada para devedores”, algo que ainda não se concretizou até a presente data.
Na edição seguinte, foi que para a maioria, o IPTU seria aumentado em 7,32% em 2023 e que a ponte sobre o Rio Verde estava paralisada. Confirmado caso de febre amarela em Vargem, foi destaque do sábado de 28 de janeiro e numa foto estampada na primeira página aparece o prefeito e o vice Celso Ribeiro no local onde está sendo construído o novo lago da cidade nas antigas terras pertencentes ao agricultor José Ribeiro de Andrade, o Zecão.
Fevereiro de 2023 começa falando sobre as aulas na Escola Flávio Iared, que ainda não estavam definidas, da inauguração da Areninha construída na Cohab IV e na edição do dia 11 de fevereiro, a manchete foi que o prefeito Amarildo chamou o vereador Celso Itaroti (PTB) de aloprado.
Na edição seguinte, foto de capa pede o asfaltamento da entrada do Jd. Canaã, que até hoje não foi realizado e no sábado do dia 25 de fevereiro traz como principal tema: “Câmara homenageará 100 anos do ex-prefeito Alfeu”, uma iniciativa do vereador Paulinho da Prefeitura (PSB).
Na primeira edição de março, matéria principal do jornal é sobre o projeto do então presidente do Legislativo, Guilherme Nicolau (MDB) para regularizar imóveis na cidade, algo que ainda não foi regulamentado e a principal foto é sobre o abandono do Jd. Primavera.
Em 11 de março é estampada a manchete “Itaroti é absolvido na penal, mas é condenado na civil”, sobre denúncias do Ministério Público envolvendo o ex-prefeito na compra de material escolar. Ainda em março, saí na primeira página que a prefeitura contraiu R$ 28 milhões para investir no SAE e na edição seguinte, que o Gaema instaura inquérito para proteger o Rio Verde.
No 1º de abril, a foto principal é do abandono da Praça do Jd. Cardoso e tem como matéria de capa o avanço da informatização da rede municipal de saúde. Edição seguinte, bonita foto ilustra o 6º Torneio de Pesca realizado na Barragem Eduíno Sbardellini e como matéria principal que a polícia investiga possível ameaça na ETEC de Vargem.
A Comgás passando por Vargem, instalando suas tubulações, foi foto de capa da edição do dia 15 de abril e que as aulas voltaram à normalidade na ETEC após as ameaças feitas. Prefeitura multará maus tratos a animais, foi a publicação seguinte, que também mostrou que o Grupo JCN de São João foi campeão pela terceira vez na Taça dos Campeões disputada nos gramados da Vargeana.
Termina abril dizendo o jornal que em duas semanas, dengue passou no município de 13 para 52 casos e foto mostra a 4ª Caminhada da Via Crucis. A crise do setor cerâmico, com diminuição das vendas foi a matéria da primeira edição de maio, com foto mostrando o mutirão contra a dengue realizado no município.
Uma edição mais robusta foi publicada no dia 13 de maio, enfocando o Dia das Mães, com matérias e entrevistas exclusivas. Também noticiou a audiência pública na Câmara Municipal para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O crime esteve presente na manchete da edição do dia 20 de maio: “Quadrilha da Hilux tentou furtar outra caminhonete”, foi a manchete. Termina o mês de maio com a matéria prefeitura adquire novo prédio para a Educação e que chegou ao fim as obras de água e asfalto na Vila Santana realizadas pelo SAE.
Junho de 2023 começa com a manchete da polícia que prende quadrilha na operação “A Grande Família” e que a safra da batata esperava colher no ano passado cerca de oito milhões de sacas. Na semana seguinte destaque para Vargem que receberá R$ 800 mil para o pagamento do piso salarial dos enfermeiros; que a febre maculosa preocupava moradores de Vargem e que a dengue chegava a 220 casos no município. Termina julho com o jornal colocando matéria sobre a fala da diretora da Educação na Câmara Municipal.
Começa julho com a manchete “Segundo Censo, Vargem tem 40 mil habitantes” e na edição seguinte, “Há mais de 3 anos, Plano Diretor aguarda votação”, sendo que até hoje o prefeito Amarildo ainda não enviou o projeto para a Câmara Municipal. Depois de muito esperar, a boa notícia para a Educação foi estampada na edição do dia 15 de julho: “Escola Flávio Iared será inaugurada na sexta-feira”. Também a edição traz importante matéria sobre conservação da mata ciliar do Rio Verde.
Julho é mês de Romaria dos Cavaleiros de Sant´Ana e esta foi a matéria da edição do dia 22, anunciando que a 47ª Romaria aconteceria no próximo domingo, juntamente com a realização da Festa da Batata.
A edição do dia 29 de julho foi especial, com enfoque na 47ª Romaria dos Cavaleiros de Sant´Ana, com várias matérias a respeito, preservando a tradição desta que é uma das principais festas religiosa e cultural da cidade. O prefeito Amarildo vetou a lei que regularizaria os imóveis da cidade e a Câmara aguarda até hoje o envio de um novo projeto a respeito.
Profanação de túmulos foi a principal matéria da capa da edição do dia 12 de agosto, que fala ainda sobre a pavimentação da estrada de Lagoa Branca que está dependendo de ordem do governador Tarcísio para o início das obras. O juro do cartão de crédito foi objeto de matéria da Gazeta de Vargem Grande no dia 19 de agosto, e na seguinte, o problema enfocado foram os 80 incêndios combatidos pela Defesa Civil. O novo reservatório do SAE no Jd. Santa Marta foi a foto da capa. Setembro é o mês de aniversário de Vargem Grande do Sul e como acontece todos os anos, o jornal fez uma matéria importante sobre a evolução do serviço de água no município, abrangendo desde o início do município, quando era servido à população uma água sem tratamento e o trabalho dos políticos em construir a primeira estação de tratamento na década de 50, até as melhorias feitas mais recentemente, como a construção da Barragem Eduíno Sbardellini e a nova ETA.
Outubro o destaque do início do mês é com a tentativa de homicídio de duas pessoas, com grande repercussão nas redes sociais, uma vez que todo o atentado foi gravado e disponibilizado na internet. Também fala a edição sobre a construção do monumento em homenagem ao Pe. Donizetti que está sendo realizado na praça da Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida.
Sobre as finanças municipais, com o aperto de cinto nas contas públicas feito pelo prefeito Amarildo visando evitar um déficit no orçamento, foi tema do jornal no dia 14 de outubro. Outra importante matéria foi realizada na semana seguinte, com a polícia investigando sete casos de estupro a vulneráveis no município. Também nesta edição o jornal fez relevante matéria sobre a necessidade de se implantar na cidade ecopontos para recolher entulhos.
O grave acidente que chocou a cidade no final de outubro, com quatro vítimas fatais na estrada que liga Vargem a Casa Branca, ganhou a manchete do dia 28 de outubro. Também o jornal deu início a uma série de matérias falando sobre o plantio de árvores na cidade, enfocando a morte, o plantio e a falta de árvores em todo o município.
O questionamento do vereador Paulinho da Prefeitura sobre o uso político do gabinete do prefeito Amarildo, foi objeto de grandes debates, levando o prefeito a escrever um ofício atacando o vereador. A matéria foi esmiuçada nas páginas internas do jornal, levando até a publicação de um editorial a respeito do tema, sendo publicado na edição do dia 11 de novembro. Nesta mesma edição, uma foto de árvores foi estampada na primeira página, falando sobre a iniciativa de alguns moradores que plantaram verdadeiros bosques na cidade.
Nas duas edições seguintes de novembro, as manchetes foram sobre os professores municipais premiados, na muralha digital que a prefeitura está instalando na cidade com câmeras inteligentes e a eleição do novo presidente da Câmara Municipal.
Dezembro foi um mês puxado para equipe da Gazeta de Vargem Grande, com intenso trabalho de jornalismo, vendas publicitárias e editoração do jornal. Foram quatro edições normais, uma Edição Especial de Natal e um Guia de Natal, totalizando 152 páginas, mais de 200 artes confeccionadas e publicidades vendidas, um trabalho estafante para uma equipe mínima.
De conteúdo para estes jornais, dezenas de matérias foram confeccionadas, levando aos nossos leitores o espírito natalino, contribuindo com as vendas do comércio local, gerando trabalho e desenvolvimento.
A manchete do dia 2 de dezembro foi que o comércio já podia abrir à noite para o Natal e também matéria sobre o letreiro instalado na represa Eduíno Sbardellini pela Guarda Civil Municipal. Na edição seguinte, trata da eleição da vereadora Danutta para a presidência da Câmara Municipal e na edição do dia 16, a manchete que chacoalhou a cidade e o mundo político local com o aumento dado pelos vereadores aos subsídios da próxima legislatura, mais de 68%, indignando a todos.
A Edição Especial de Natal que circulou no dia 23 de dezembro, traz várias matérias sobre a data, com entrevistas de pessoas falando sobre a memória de outros natais. Porém, a manchete foi triste para a memória da cidade com o assassinato de pai e filho ciganos, um bárbaro homicídio que chocou a todos. A última edição publicada no ano, no dia 30 de dezembro, foca no piso salarial municipal do Magistério enviado pelo prefeito à Câmara Municipal, com a queixa dos professores que não foram ouvidos sobre a questão.