Neste mês em que comemoramos o “Dia Internacional da Mulher”, a escritora, jornalista, pintora e poetiza Maria de Fátima Della Torre nos incentivou a recordar de Mestras que impulsionaram a carreira dos alunos do Colégio “Alexandre Fleming”.
Como é inviável falar de todas em um único texto, citaremos três, em ordem alfabética:
Beatriz Defácio Payão Corrêa Leite – geometria
Selecionou os alunos com maior aptidão para desenho e pintura e os orientou em curso extracurricular, no período contrário às aulas, sem remuneração.
Como exemplo podemos citar o saudoso e premiado “Jack Ronc”; o Olavo Multini – “Lavinho” consagrado pintor nos Estados Unidos; Maria de Fátima Della Torre, com obras adquiridas pelas Redes Bandeirantes e Globo, além de particulares; o brilhante publicitário João Luiz Muterle que atua em agências renomadas; etc.
Guiomar Milan Sartori Oricchio – Ciências
Além de inovar em suas fantásticas aulas, ao levar os pupilos para ensiná-los ao ar livre, proporcionou o crescimento da escola, na qual ocupou todos os cargos, do Magistério à Direção.
Ao iniciar havia menos de 100 alunos no “Ginásio”, mas ao sair por promoção, a escola tinha todos os cursos permitidos: Escola Normal (Magistério), Clássico (2º Grau – área de exatas), Científico (2º Grau – área de Ciências), Curso Profissionalizante e Pós-graduação para o Normal.
Therezinha Antoniazzi – Português
Implantou a exposição oral pelos alunos para a classe, a partir da leitura de uma obra ou pesquisa de matéria.
Com seu incentivo, pupilos se destacaram em várias áreas, tais como o desembargador Antônio Celso Aguilar Cortez, com sua redação impecável; Ilza Míria Cruz Mello, Fundadora do Clube do Mickey, que originou o Colégio Caracol, etc.
Fotos: Arquivo Gazeta