O agronegócio de Vargem Grande do Sul perdeu nesta terça-feira, um dos seus principais líderes. O agricultor Carlos Alberto de Oliveira, mais conhecido como Carlitão.
Carlitão foi o iniciador do cultivo da batata nos campos de Vargem Grande do Sul há algumas décadas atrás, quando atraiu agricultores japoneses para planar batata nas terras de cerrado que circundam a cidade, o que propiciou uma verdadeira revolução no plantio e colheita deste tubérculo em terras planas, que até então, era plantado em altas atitudes, na Serra da Mantiqueira.
Sua iniciativa gerou muita riqueza para Vargem e região, com seus filhos e netos dando prosseguimento à atividade, tornando Vargem Grande do Sul e região conhecida em todo o Brasil como grande produtora de batata.
Deste sucesso, deu-se início à Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul e Região e posteriormente, à criação da Cooperbatata-Cooperativa dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul e Região, com centenas de produtores associados, consolidando a bataticultura como grande geradora de empregos e geração de renda no município e região.
Deixa a esposa Francisca Cândida da Luz Oliveira, os filhos Ângela Maria de Oliveira Marão, Luis Henrique de Oliveira, Amélia Regina de Oliveira Vilares e Carlos Alberto de Oliveira Filho – já falecido; as noras Maria Aparecida e Sueli; o genro Carlos Augusto; netos e bisnetos.
A Gazeta de Vargem Grande se solidariza com a família e informa que seu velório será realizado no Cemitério da Saudade em Vargem Grande do Sul, das 10h00 às 15h30, e seu sepultamento deverá ocorrer a partir das 16h00 no Cemitério Municipal em São João da Boa Vista.