Dos tempos em que bastava um olhar das mães para dizer tudo que era necessário e os filhos obedeciam quase que cegamente, houve uma grande mudança para os dias atuais, onde as mães têm de conjugar o trabalho fora de casa, a educação dos filhos pequenos e adolescentes, as tarefas de casa e outras atividades profissionais.
Se antes havia um certo sossego e mais tempo disponível, pois os filhos geralmente estavam brincando com os demais irmãos e coleguinhas, sem muita preocupação por parte das mães, nos dias de hoje a correria impera e muitas vezes as mães têm de se multiplicar ou avançar as horas para darem conta das suas tarefas.
Com as redes sociais, o celular, a inteligência artificial e outras novidades tecnológicas, as mães, cuja data é celebrada neste domingo, Dia das Mães, estão cada vez mais conectadas, procurando se manter atualizadas, enquanto buscam resolver os muitos problemas da maternidade e também da vida profissional, sem deixar que a desarmonia doméstica afete sua função maior de ser mãe.
Nessa experiência tão diversa, naturalmente a maternidade é fonte de grandes alegrias, mas também o mundo moderno traz grandes preocupações.
Com tantos afazeres como alimentar, ajudar nas lições de casa, buscar ou levar os filhos na escola, colocar a criança mais nova para dormir, cuidar da saúde e procurar se equilibrar, o tempo se torna escasso.
As novas tecnologias como o celular e os muitos aplicativos e programas das redes sociais junto à internet, podem ser uma solução, de fato ajudam em muitos aspectos, mas as mães também se preocupam com os efeitos nefastos da dependência das redes sociais não só na vida de seus filhos, como também na sua própria vivência no dia a dia.
Nesta edição dedicada ao Dia das Mães, a reportagem da Gazeta de Vargem Grande entrevistou algumas mães para saber o que acham da questão envolvendo tantas novidades digitais na sua vida e dos seus filhos.