Concorrência entre supermercados deverá se acirrar
O comércio varejista de supermercados em Vargem Grande do Sul promete grandes mudanças neste ano, quando entrará em operação provavelmente em outubro, a loja dos Supermercados Gricki adquiridas dos Supermercados Ideal.
Essencial na vida dos consumidores vargengrandenses, os supermercados oferecem produtos indispensáveis como alimentação, limpeza, higiene, dentre outros consumidos pelas famílias da cidade. Por isso, é tão importante a concorrência entre as lojas para que o consumidor tenha além de menores preços, mais opções na escolha dos produtos.
Setor muito competitivo e sempre em ebulição, de vez em quando há um novo empreendimento na cidade, outro fecha as portas, mas o processo evolui. Com a chegada das grandes redes, supermercados familiares que nasceram e cresceram na cidade, evoluindo às vezes de pequenas quitandas ou antigas vendas, para empreendimentos maiores, sofrem com a chegada de redes maiores, com mais poder de compra e competitividade.
Em Vargem, fechou recentemente a loja do supermercado Dia, mas já está entrando em operação em seu lugar, o supermercado Marino de Aguaí, que possui cinco lojas na região. Outro prédio que tem sido sondado e poderá abrigar um novo supermercado também em Vargem, é o que foi construído e está em fase final de acabamento localizado ao lado da ETEC, no início do Jd. Paulista.
Para fazer frente a todas estas investidas nos consumidores locais, empresas tradicionais e familiares como o Supermercado Estrela tem investido em sua loja, modernizando as instalações e procurando dar um atendimento diferenciado, cativando os clientes. Assim procede também com os proprietários dos Supermercados União com suas duas lojas na cidade.
Já outros empreendimentos procuram fixar o melhor atendimento junto aos bairros onde estão instalados, se fortalecendo e fazendo ofertas para que seus clientes não precisem sair para ir ao Centro fazer suas compras, como é o caso do Supermercado Cesta Básica, localizado no Jd. Paulista, o Supermercado Santa Fé, no Jd. Dolores, o Bella Vista e o Novo Milênio na Vila Polar e supermercado Palmiro, na Vila Santa Terezinha. Vargem pode se dizer que está bem servido de supermercados, podendo ainda ser citados o Sempre Vale e Santa Edwirges no Centro.
Outro empreendimento mais recente e que tem evoluído, é o Peres Atacarejo que já está se preparando também para enfrentar melhor as concorrências que virão por aí, construindo um novo prédio que está em fase adiantada de construção e deverá ficar pronto nos próximos meses.
Se por um lado é bom para os consumidores a concorrência e a chegada de supermercados pertencentes a grandes redes, há de se pensar que atrapalham sobremaneira a permanência de supermercados locais tocados na maioria das vezes por suas famílias, cujos bons resultados financeiros acabam ficando na cidade, com novos investimentos locais e gerando mais riquezas, com o dinheiro não saindo do município.
Foto: imagem ilustrativa