Na sexta-feira, dia 21, Vargem Grande do Sul recebeu a Operação Direção Segura Integrada com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e Polícia Civil.
Na ocasião, todos que passaram pelo bloqueio policial foram submetidos ao teste passivos do Detran, onde foram aplicados 609 testes passivos do Detran, 498 em carros e 111 em motos que passavam pela Rua do Comércio, no Centro, na altura da Praça Capitão João Pinto Fontão, a Praça da Matriz.
O teste passivo é um equipamento que não precisa de bocal para o assopro, o que traz agilidade nessas operações. Caso o teste acusasse teor alcóolico, o condutor seria direcionado a outro setor da operação, onde seria ofertado o teste do etilômetro, o conhecido bafômetro, para pessoa que aceitasse ou recusasse fazer o teste.
Foram aplicados seis testes ativos etilômetro PM, de pessoas que aceitaram. Delas, três não tiveram teor alcoólico constatado e foram liberadas, duas foram autuadas por embriaguez, pois o equipamento aferiu o teor alcoólico e uma pessoa foi autuada e conduzida à Delegacia de Polícia Civil pelo crime de embriaguez ao volante, pois a aferição foi acima do limite permitido para autuação. Neste caso, além de ser autuado, a pessoa responderá criminalmente e seu veículo foi recolhido.
Fotos: Policia Militar