Dupla de prefeito e vice é a que terá maior número de candidatos a vereador
A convenção do partido Republicanos, que tem como pré-candidato a prefeito nas eleições do dia 6 de outubro o atual vice-prefeito Celso Ribeiro, foi realizada com a presença de um grande público na sexta-feira, dia 2 de agosto, às 19h30, na Rua Santana, nº 354, no Centro, no Espaço Varanda. Na convenção foi homologado o nome do ex-prefeito Celso Ribeiro, que também é o atual vice-prefeito da cidade, bem como sacramentada a coligação majoritária com vários outros partidos e aprovado o vice Guilherme Nicolau do MDB na chapa de Celso Ribeiro.
Na ocasião também foram escolhidos os candidatos a vereador pelo Republicanos. Somados todos os pré-candidatos a vereador pelos partidos que apoiarão Celso Ribeiro e Guilherme Nicolau, o número pode passar de 120 pretendentes às 13 cadeiras do Poder Legislativo de Vargem Grande do Sul. Uma força política que pode influenciar o resultado das eleições.
Mostrando muita coesão e trabalho, a equipe dos dois políticos e também os próprios candidatos, através das redes sociais, convidaram a população a participar do ato programado para reunir também todos os membros e candidatos a vereador dos partidos que apoiam a candidatura de ambos.
Nos últimos dias, os partidos que vão apoiar a candidatura de Celso Ribeiro para prefeito e Guilherme Nicolau para vice realizaram suas convenções, sendo aprovada a coligação majoritária em torno dos candidatos. A do MDB foi tranquila e teve a presença do assessor João Trebesqui do deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do partido, que também assessora o deputado estadual Jorge Caruso na região.
Na entrevista que concedeu à Gazeta de Vargem Grande, o atual vereador Guilherme Nicolau falou que está muito entusiasmado e feliz com o apoio dos nove partidos coligados e também com o apoio que vem recebendo da população vargengrandense.
Ao todo são oito partidos e uma Federação (PSDB/Cidadania) apoiando a pré-candidatura de Celso Ribeiro e Guilherme Nicolau. Além do Republicanos, presidido por Alex Mineli, também já realizaram suas convenções e vão apoiar os dois candidatos o partido Rede Sustentabilidade, cujo presidente é Júlio César Morales; o Solidariedade cujo presidente é João Roberto Brochado, o Podemos, presidido por Jércio Alexandre Beloni Júnior; Democracia Cristã, presidida por Jéssica Helena do Nascimento; Partido da Renovação Democrática, presidido por Diogo Antônio Martins; Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, cujo presidente é Carlos Sérgio Malaguti e a Federação PSDB Cidadania, presidida por Carlos Eduardo Scacabarozi.
Como cada partido deve lançar até 14 candidatos a vereador, a coligação que dará sustento às candidaturas de Celso Ribeiro e Guilherme Nicolau deve se aproximar dos 120 candidatos a vereador, o que representa uma força política muito grande, uma vez que são os candidatos a vereador os maiores puxadores de voto para os candidatos à eleição majoritária de prefeito e vice-prefeito.
Só para conhecimento dos leitores, a chapa definida pelo ex-prefeito Rossi e Juninho do Posto (PSD) terá o apoio de quatro partidos, o PSD, União Brasil, Avante e PDT. Se os quatro partidos lançarem 14 candidatos a vereador, ao todo serão 56 candidatos pedindo votos para a principal chapa de oposição a Celso Ribeiro e Guilherme.
No caso da candidatura de Magalhães pelo PL, que tem como vice o pastor Juliano do PP, serão duas agremiações políticas a prestar apoio aos pretendentes ao cargo de prefeito e vice de Vargem Grande do Sul, contabilizando cerca de 28 candidatos a vereador a lutar pelo voto da chapa majoritária composta por Magalhães e Juliano.
Políticos presentes
Presente na convenção do Republicanos, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (MDB), foi um dos principais arquitetos das duas candidaturas (Celso Ribeiro/Guilherme), trabalhando no sentido de convencer Guilherme a desistir de sua até então disposição de disputar também o cargo de prefeito nas eleições de outubro próximo, tornando-se vice junto com Celso Ribeiro.
O prefeito Amarildo sem dúvida vai ser um diferencial na conquista de votos junto a Celso Ribeiro, uma vez que sua administração é muito bem avaliada pela população vargengrandense e caso Ribeiro vença as eleições, Amarildo poderá ocupar um cargo estratégico na nova administração municipal que terá início em janeiro de 2025.
Também presente na convenção, o deputado estadual Barros Munhoz do PSDB, sendo que na última eleição foi o segundo mais votado em Vargem com 3.019 votos. Munhoz é um dos políticos estaduais que mais verbas tem trazido para o município nos últimos anos.
Continuidade nos trabalhos
A tônica da mensagem passada por Celso Ribeiro durante a sua fala como pré-candidato aprovado na Convenção, foi a de dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizado pela administração do prefeito Amarildo, do qual ele é vice-prefeito atualmente.
Celso Ribeiro foi prefeito por duas gestões, (2001/2004 e 2005/2008) e quando deixou o governo apoiou a candidatura de Amarildo e Serginho da Farmácia como vice, quando eles foram eleitos para administrar Vargem em 2009/2012. A amizade e a política de Amarildo e Celso Ribeiro ficaram abalada quando em 2012, Amarildo pretendia sua reeleição, mas Celso Ribeiro se impôs e foi escolhido o candidato do PSDB na ocasião, perdendo para Celso Itaroti (PTB), que foi eleito para o quadriênio 2013/2016.
Superada as divergências políticas, nas últimas eleições municipais Amarildo buscou novamente ser prefeito de Vargem Grande do Sul, sendo eleito para seu segundo mandato 2017/2020, tendo Rotta como vice e se reelegendo em 2020 com Celso Ribeiro de vice para seu terceiro mandato frente à prefeitura de Vargem Grande do Sul.
Fotos: Reportagem