Pesquisas apontam Celso Ribeiro com mais de 60% dos votos válidos

Celso Ribeiro está em 1º lugar nas duas pesquisas realizadas

Duas pesquisas eleitorais realizadas em Vargem Grande do Sul entre os dias 6, 7 e 8 de setembro, mostram o candidato Celso Ribeiro (Republicanos), que tem como vice Guilherme Nicolau (MDB) liderando as intenções de voto entre os entrevistados para as eleições municipais de 6 de outubro. As pesquisas foram feitas pelas empresas Quality Pesquisas e Assessoria Empresarial Eireli-ME, registrada na Justiça Eleitoral sob o nº SP-00234/2024 e pela empresa Vitória Comunicação e Assessoria Empresarial Eireli-ME, registrada sob o n° SP-01385/2024.
A pesquisa da empresa Vitória Comunicação e Assessoria realizada nos dias 6 e 7 de setembro de 2024, entrevistou 467 eleitores, com uma margem de erro de 4,5%, em um coeficiente de confiança de 95%.
Na pergunta estimulada “Se a eleição fosse hoje e esses os candidatos, em quem você votaria para prefeito”, Celso obteve 43,25% dos votos, Rossi (PSD), cujo vice é o empresário Juninho Ranzani (PSD) 13,06% e Magalhães (PL), que tem como vice o pastor Juliano (PP) aparece com 9,20%. Leitores que se disseram Indeciso/Não sabe somaram 22,29%, já os que afirmaram votar Branco/Não quer opinar 12,20%. Com relação aos votos válidos quando são retirados os votos indecisos, brancos e nulos, Celso obteve 66,01%, Rossi 19,93% e Magalhães 14,06%.
Já a pesquisa realizada pela Quality Pesquisas e Assessoria Empresarial Eireli-ME, nos dias 7 e 8 de setembro de 2024, com 488 entrevistados com 16 anos ou mais, aponta uma margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Na pergunta “Se a eleição fosse hoje e esses os candidatos, em quem você votaria para prefeito?”, Celso aparece com 44,26%, Rossi com 12,29% e Magalhães com 8,40%. Os indecisos somam 22,55% e voto branco 12,50%. Nos votos válidos, sem indeciso e branco, Celso obteve 68,13%, Rossi 18,92% e Magalhães 12,95%.
É possível consultar mais detalhes das pesquisas, como nomes dos responsáveis pelas estatísticas, os valores dos custos das pesquisas e quais as empresas que as contrataram no site do Tribunal Superior Eleitoral. Também fica detalhado a metodologia de pesquisa, como foi o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro. É explicado ainda como é o sistema interno de controle e verificação da pesquisa, fiscalização de dados e do trabalho em campo. Também como determina a lei para o registro das pesquisas, está no site o questionário completo do que foi aplicado.
De acordo com o disponibilizado na página do TSE na Internet, o estatístico responsável pela pesquisa da Vitória Comunicação e Assessoria é Daniel Morais de Souza e o valor registrado foi de R$ 7 mil. Já a pesquisa da Quality, o estatístico é Leandro Vitral Andraos e o valor foi de R$ 6 mil. Até o final da tarde da quinta-feira, dia 12 de setembro, havia apenas estas duas pesquisas realizadas em Vargem Grande do Sul registradas na Justiça Eleitoral.
A reportagem da Gazeta de Vargem Grande tomou conhecimento das pesquisas durante checagem de informações junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entrou em contato com os responsáveis pelas empresas que realizaram as pesquisas, solicitando a autorização para publicação das mesmas, o que foi feito sem custos para o jornal. A publicação dos resultados se dá para que os leitores e também a população tenham acesso a essa fotografia do cenário eleitoral da cidade no momento da realização da coleta de dados entre os eleitores vargengrandenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui