Após denúncia, um esquema fraudulento de exames de vista, que estava sendo realizado por profissionais não qualificados, foi desmantelado pela Guarda Civil Municipal de Vargem Grande do Sul, com o apoio da Polícia Militar, no domingo, dia 27. No local, sem estrutura sanitária, estavam sendo realizados exames oftalmológicos de forma irregular.
A GCM solicitou a presença de um fiscal da prefeitura. O local onde os exames estavam sendo feitos, geralmente é utilizado para eventos. Questionado sobre as licenças, o homem disse que não possuía alvará de funcionamento e a licença da Vigilância Sanitária, obrigatórios para a realização de exames médicos.
No local, muitas pessoas aguardavam para serem atendidas e os atendimentos foram interrompidos pela GCM. Durante a operação, foi constatado que a médica, responsável pela prescrição dos óculos e realização dos exames, havia fugido ao notar a fiscalização, não sendo encontrada pelos agentes.
A GCM apreendeu duas maletas contendo diversas armações de óculos, três receitas oftalmológicas preenchidas e assinadas, e um jaleco branco com um nome. As receitas encontradas não possuíam carimbo, apenas uma rubrica, reforçando para a equipe as suspeitas de exercício ilegal da medicina.
Testemunhas informaram que a empresa fazia campanha nas redes sociais, oferecendo exames de vista gratuitos, e que o endereço era informado apenas na véspera, a fim de dificultar a fiscalização. Após, os clientes eram incentivados a comprar os óculos no local.
O homem que seria o representante da empresa e três funcionários foram conduzidos ao Plantão Policial de São João da Boa Vista, bem como um casal para prestar depoimento como vítimas e a dona do local, que o havia alugado. O boletim de ocorrência foi registrado como exercício ilegal da medicina.
Fotos: Portal da Cidade de Vargem Grande