A Educação Municipal de Vargem Grande do Sul celebrou mais uma conquista, que é o Selo Ouro concedido pelo Governo Federal através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho dos municípios na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Em suas redes sociais, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (MDB) ressaltou que entre os objetivos do Selo Alfabetização, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização.
O emblema é dividido em três categorias, sendo bronze, prata e ouro, e a cerimônia de entrega do emblema acontecerá no próximo ano em Brasília (DF). “Parabenizamos à toda Educação Municipal por mais uma vez mostrar que o trabalho oferecido às nossas crianças é de excelência. É ouro!”, disse o prefeito.
De acordo com o Ministério da Educação, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
As metas do Compromisso visam direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.