A pedagoga e psicopedagoga Marília Tonetto, que também trabalha como orientadora socioeducacional e escritora, lançou um novo projeto literário. No Roda de Leitura Geracional – Histórias de Vida e Memórias do Município, Marília busca incentivar idosos moradores de Vargem a contar suas histórias e ter esses relatos registrados em um livro. A ideia é estimular o gosto pela leitura, envolvendo a história e a cultura da cidade.
Segundo explicou à Gazeta, em uma roda de conversa descontraída, os idosos podem compartilhar suas histórias, enquanto jovens se dedicam a escrevê-las com todo o cuidado e apoio pedagógico. No final, essas memórias irão compor um livro único e emocionante.
Marília Tonetto convida os idosos interessados a contar suas histórias e os jovens que desejam participar dessa experiência a se inscreverem, preenchendo um formulário que está disponível em suas redes sociais, pelo @mariliatonetto.prof. Dúvidas também podem ser encaminhadas para o Whatsapp (19) 99296-0502.
Após as inscrições, será organizado um grupo para o compartilhamento de informações sobre datas, horários e locais das reuniões, por exemplo.
Ela adiantou que o livro será lançado em um evento aberto ao público e os idosos poderão autografá-los para suas famílias e amigos. No entanto, Marília lembrou que os exemplares serão limitados. A iniciativa é apoiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura (PNAB).