Em Vargem Grande do Sul, o número de casos de dengue confirmados até a última quinta-feira, dia 8, chegou a 14, sendo apenas um caso importado. Na cidade, 25 notificações de casos suspeitos da doença já foram feitas.
No mês de janeiro foi realizado o mutirão contra a dengue e em fevereiro houve a semana estadual do combate à doença do dia 11 ao dia 16. Segundo o Departamento de Saúde, as próximas medidas para combater a dengue na cidade serão o bloqueio e controle de criadouros, busca ativa de suspeitos em locais confirmados positivos e nebulização das áreas onde ocorreram casos.
O Departamento de Saúde e a Vigilância Sanitária ressaltaram à Gazeta de Vargem Grande que estão tomando as medidas necessárias para o enfrentamento deste aumento da escala de casos confirmados no município.
Em São João da Boa Vista, segundo o Setor Municipal de Vigilância Epidemiológica até a quinta-feira, dia 7, não houve alteração relacionada ao número de casos de dengue na cidade. São oito casos positivos da doença, classificados como cinco autóctones, ou seja, pegos no próprio município, e três importados.
Segundo o Departamento de Saúde da Prefeitura de São João, desta quantidade divulgada, quatro pacientes não residem em São João. O balanço ainda aponta que dos 41 casos notificados, 24 apresentaram resultados negativos, enquanto que outros cinco pacientes aguardam pela divulgação do diagnóstico.
Dengue
A dengue pode apresentar sintomas como febre alta repentina; dor de cabeça; dores musculares; dor nas articulações e atrás dos olhos; fraqueza; vermelhidão no corpo; e coceira.
A diferença para a dengue hemorrágica é que além dos sintomas da dengue clássica, pode haver também confusão mental, agitação ou insônia; perda de consciência; sangramento na boca, nas gengivas e nariz; boca seca e muita sede; dificuldade de respiração; fortes dores abdominais e vômitos intensos; pele pálida, fria e úmida; e pulso fraco.